15 de outubro de 2015 as 11:14 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Geral

Tio Hugo homenageado duplamente pelo atendimento a educação infantil

O setor educacional de Tio Hugo sempre foi prioridade do Poder Executivo municipal desde a emancipação político administrativa do município em meados de 2000. Durante este período foram consolidadas várias obras estruturais em todas as gestões, implantação de programas e acompanhamento pedagógico visando aprimorar o ensino municipal. Esse cuidado com o setor educacional em Tio Hugo foi reconhecido pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, que homenagearam duplamente o município pelo atendimento a educação infantil e investimentos estruturais na construção de novos educandários para atender os estudantes da rede municipal de ensino.

A primeira menção a Tio Hugo, representada através de uma placa, foi em relação a criação e implantação do atendimento às crianças de 0 a 3 anos de idade, através da Escola Municipal de Educação Infantil Arlindo Kerber no período entre 2011 e 2014. Dos 497 municípios gaúchos apenas 53 criaram espaços pedagógicos para atender as crianças na faixa etária denominada nestes últimos três anos no estado.  A outra homenagem foi celebrada através da entrega de um diploma ao Município de Tio Hugo pela atuação de destaque no atendimento à educação infantil em 2014. De todos as municipalidades gaúchas apenas 4 receberam as duas homenagens concomitantemente, e nesse rol seleto está Tio Hugo.

Atualmente 112 crianças estão matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil Arlindo Kerber. Além disso, outras escolas municipais também dispõem de atendimento pré-escolar para as crianças de 4 anos e 5 anos de idade. A grande oferta e atendimento qualificado a educação renderam essas importantes homenagens a Tio Hugo. O prefeito Verno Aldair Müller destaca que estas menções são frutos de um trabalho árduo que perduram por muitos anos. “Desde a primeira gestão os investimentos em educação sempre foram prioridades em Tio Hugo. Para se ter uma ideia a Escola Laurentino Machado na comunidade de Linha Machado, antes de pertencer a Tio Hugo, estava em situação precária, com danos estruturais e assoalho degradado. Em menos de dois anos a nova Escola Laurentino Machado foi inaugurada, logo em seguida, um ginásio poliesportivo foi construído no mesmo complexo. Além disso, a Escola Frei Clemente da Linha Graeff recebeu novo prédio construído em área própria adquirida pelo município. Ainda podemos citar a ampla reforma da Escola Casemiro de Abreu e a construção da cobertura da quadra poliesportiva da mesma, que era uma demanda histórica da comunidade. A construção do novo prédio da Escola Antonio Parreiras, a qual também contará em breve com uma quadra coberta, fechada, com vestiários, oportunizando aos alunos usufruir de estrutura adequada para a prática esportiva”, disse.

Mais investimentos:

Em levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União e divulgado pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios, Tio Hugo investiu em educação nos últimos 5 anos mais do que o percentual obrigatório previsto pela constituição. A consolidação da Escola Municipal de Educação Infantil desde 2011, a nova Escola Antonio Parreiras que possui excelente estrutura física, aliados as ótimas estruturas das escolas das demais comunidades são fatores que destacam Tio Hugo como expoente quando se fala em educação. Em uma visão mais ampla o que vemos cotidianamente é que a educação ainda não é tratada com o devido cuidado em muitas regiões, onde inúmeros municípios sofrem pela falta de estrutura adequada e de vagas para atender a demanda educacional.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Tio Hugo, Marilene Marquetti classifica a educação como algo vital para o desenvolvimento de uma sociedade, e que o município está no caminho certo consolidando cada vez mais uma educação de qualidade. “Nós como comunidade temos que valorizar o que temos em nosso município. As crianças são atendidas da maneira que merecem, desenvolvemos nas escolas diversos programas e iniciativas para incentivar a didática, possibilitando o desenvolvimento intelectual, cognitivo e integral dos estudantes da rede municipal de ensino, que passam frequentemente por avaliações e acompanhamento pedagógicos. O que podemos garantir é que continuaremos neste caminho para melhorarmos cada vez mais”, finalizou Marilene.

Ser um dos 4 municípios do estado que ganharam dupla homenagem do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União é um motivo de orgulho para toda a comunidade tiohuguense. Esse reconhecimento é saudado diante da valorização do ensino infantil e fundamental no município. Essa conquista é de todos. São ações como esta que destacam Tio Hugo como um município que segue o caminho do desenvolvimento.