13 de outubro de 2015 as 12:17 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Agroindústria tio-huguense recebe o certificado de inclusão em Programa do Governo do Estado

Na sexta feira dia 25 de setembro o técnico da Emter/RS-Ascar em Tio Hugo, Cláudio Carvalho dos Santos e Paulo Cesar Pereira, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente efetivaram a entrega do certificado de Inclusão da Agroindústria “Santos Panificados” de Tio Hugo no “Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF)”. Quem recebeu a certificação foi a proprietária da agroindústria, Josiane Maria Schreiner dos Santos Kern.

O técnico Cláudio Carvalho dos Santos salienta que o cadastramento da agroindústria e o incentivo a legalização do processamento de alimentos são ações permanentes desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Emater/RS-Ascar, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente. Este trabalho faz parte do processo de legalização e inclusão das agroindústrias do município nos mercados institucionais, como a alimentação escolar da rede pública de educação e outros mercados locais. Cláudio explica que este certificado dá o direito da agroindústria “Santos Panificados” de receber o “Selo Sabor Gaúcho”, que é uma marca de identificação da procedência, da qualidade e do cumprimento das exigências fiscais, sanitárias e ambientais que o programa exige, uma vez que o próximo passo a seguir será a aquisição do Selo.

“A inclusão das agroindústrias ao programa trás vários benefícios e vantagens aos agricultores. O futuro do pequeno produtor passa pela produção, industrialização e venda. É muito importante que o produtor participe de todo o processo desde a produção até a comercialização. Temos um mercado promissor, mas exige capacitação e conhecimento. Entre estes espaços, destaca-se os mercados institucionais para os quais os produtores podem comercializar sua produção”, finalizou o técnico da Emater/RS-Ascar.

O incentivo a agricultura familiar a as agroindústrias é uma das metas da secretaria de Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que busca através de iniciativas como essa promover o desenvolvimento social e econômico dos micro e pequenos produtores rurais de Tio Hugo.