30 de setembro de 2015 as 10:52 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Temporal causa estragos em Tio Hugo

No fim da tarde de quinta feira 24 de setembro uma forte tempestade atingiu Tio Hugo. Depois de um dia de muito calor a chuva chegou com vento intenso, que causou estrago em diversas localidades do município. De acordo com um levantamento preliminar realizado pela Defesa Civil municipal, cerca de cinquenta residências registraram destelhamento parcial. Em algumas casas, mais de 50% do telhado foi arrancado pela força do vento. Além disso, estradas vicinais foram interrompidas por queda de árvores que também atingiram a rede elétrica ocasionando falta de energia em diversos pontos do município.

De acordo com o prefeito Verno Aldair Müller desde a noite de quinta a secretaria municipal de Obras deslocou máquinas e equipes para atuar na liberação de estradas e auxiliar na recuperação do telhado de residências, distribuindo lonas e telhas. “Estamos através da nossa equipe ajudando aqueles que precisam. Além dos danos a diversas residências onde mais de cinquenta famílias foram atingidas trabalhamos também na recuperação dos prédios públicos danificados”, afirmou o prefeito.

Entre os prédios públicos danificados estão a sede da Brigada Militar, a nova Escola Antonio Parreiras e o Ginásio Gilmar Mühl, que registraram danos no telhado. Os estragos mais vultosos acometeram a Escola Laurentino Machado uma vez que o educandário teve grande parte do telhado arrancado. O galpão do CTG Caminho dos Pampas teve a sua cobertura arrancada totalmente, ficando sem telhado. “No ginásio Gilmar Mühl a cozinha e parte dos vestiários tiveram telhas arrancadas, a grande cobertura do salão em si não sofreu danos. Na escola Laurentino Machado já foi contratada uma equipe que está realizando os reparos no telhado, e ainda hoje a escola deve ser liberada. Avaliaremos a situação do galpão do CTG Caminho dos Pampas que teve toda sua cobertura arrancada e arremessada para o lado oposto da rua. Temos a consciência de que o que é material a gente recupera com o passar do tempo, portanto, comemoramos o fato de que ninguém se machucou uma vez que o importante para todos nós é a nossa saúde”, enfatizou Verno.

A empresa tio-huguense Óleos Brasil Sul LTDA teve setores danificados pela tempestade. De acordo com a direção da empresa, a parte administrativa teve cerca de 90% do seu telhado arrancado assim como os vestiários. Na indústria também houve estragos e danos a uma parede. A gerência da Óleos Brasil Sul LTDA está fazendo o levantamento para avaliar o prejuízo causado pela ventania. Em Carazinho e Passo Fundo foram registradas rajadas de vento que ultrapassaram os 100 km/h durante a tarde de quinta. Ao que tudo indica os ventos que atingiram Tio Hugo chegaram próximos a essa marca, uma vez que a sua intensidade assustou todos os tio-huguenses.