01 de setembro de 2015 as 11:23 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Palestra sobre o “CAR” sanou dúvidas de produtores rurais

O “CAR”- Cadastro Ambiental Rural – foi tema de palestra promovida pelo escritório da EMATER de Tio Hugo em parceria com a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente na tarde da quarta feira dia 19. A palestra realizada no Polo UAB do município, ministrada por Celso Martim Konrad, Assistente Técnico Regional da EMATER/RS Ascar do município de Soledade, trouxe para debate o “CAR”, uma vez que os produtores rurais e proprietários de imóveis em área rural possuem muitas dúvidas sobre este tema. O palestrante apresentou as principais mudanças, exigências e impactos sob as propriedades rurais, além de esclarecer inúmeros questionamentos quanto à nova legislação de meio ambiente e o Cadastro Ambiental Rural.

De acordo com Claudio Carvalho técnico da EMATER em Tio Hugo, a palestra despertou grande interesse, visto que um grande número de produtores participaram do evento. “Ficou muito claro que fazer o Cadastro Ambiental Rural é de suma importância pra quem possui propriedade rural. Promovemos essa palestra para que fosse possível esclarecer diversas dúvidas, como por exemplo: o que é o “CAR”, para que serve, qual o seu principal objetivo, prazo, quem não possui reserva se pode fazer o cadastro, e outras informações referentes a legislação ambiental vigente. Agradecemos a participação de todos os munícipes de Tio Hugo e também daqueles de outros municípios da região que também marcaram presença nesta importante palestra”, destacou Claudio.

Saiba mais sobre o “CAR”:

Cadastro Ambiental Rural “CAR” é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL) remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

No governo federal, a política de apoio à regularização ambiental é executada de acordo com a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que criou o “CAR” em âmbito nacional, e de sua regulamentação por meio do Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012, que criou o Sistema de Cadastro Ambiental Rural – “SICAR”, que integrará o “CAR” de todas as Unidades da Federação.

O “CAR” já foi implantado em vários estados, constituindo-se em instrumento de múltiplos usos pelas políticas públicas ambientais e contribuindo para o fortalecimento da gestão ambiental e o planejamento municipal, além de garantir segurança jurídica ao produtor, dentre outras vantagens.