20 de agosto de 2015 as 09:26 / Geral

“Redesim” busca a simplificação e desburocratização na abertura de novos empreendimentos

No dia 04 de agosto a secretária de Desenvolvimento Denir Mühl e a agente de desenvolvimento Adriana Scharlau Muller participaram em Porto Alegre de um seminário promovido pelo Sebrae. O evento cuja alcunha era “Seminário de Alinhamento entre os Parceiros do RS”  tinha como temática a “Redesim” e o slogan “Brasil mais simples 2015”.

A “redesim” intitulada Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, estabeleceu as diretrizes e os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas. Por meio de um sistema integrado de informações e processos, o cidadão acessa dados e documentos, reduzindo a burocracia e o número de procedimentos. De acordo com a agente de desenvolvimento, Adriana Scharlau Muller, a “Redesim” busca maior agilidade na abertura de novos empreendimentos. “O intuito do projeto é simplificar e desburocratizar a abertura de empresas. Em média no país uma nova empresa leva em torno de 600 dias para poder abrir as portas. Isso se dá devido a burocratização do sistema, o que ocasiona na demora para emissão de documentos que regularizem e autorizem o início das suas operações”, explicou Adriana.

Nos municípios gaúchos de Esteio, Garibaldi e Lajeado a “Redesim” já foi implantada. No seminário foram apresentados os resultados desde a implantação do projeto o qual teve muito sucesso nas municipalidades. “Para que a “Redesim” obtenha resultados satisfatórios é fundamental que haja o entrosamento entre todas as partes envolvidas na abertura de uma nova empresa. A desburocratização do sistema é um grande desafio, mas pelos exemplos apresentados pudemos observar que é possível diminuir acentuadamente o tempo necessário para regulamentar um empreendimento, o que se torna bom para todos, empreendedor, funcionários, município, estado e país”, finalizou a agente de desenvolvimento de Tio Hugo.

A partir de agora o município avaliará a adesão ao projeto “Redesim” a partir de um estudo de possibilidades. A simplificação e desburocratização na regulamentação de empreendimentos será benéfica para empreendedores que buscam agilidade na instalação de um negócio novo, uma vez que os altos e baixos no mercado são frequentes e abrir um empreendimento rapidamente é o que todos querem.