10 de julho de 2015 as 14:06 / Gabinete, Geral

Verno Müller prestigiou a posse do novo presidente da Famurs

O prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, esteve em Porto Alegre na quinta-feira, 2 de julho, para prestigiar a posse do novo presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, de Candiota.

A solenidade de posse da nova diretoria foi realizada durante a cerimônia de encerramento do 35º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul.

Promovido pela Famurs, o evento aconteceu nos dias 1º e 2 de julho, no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Folador substitui o prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, no comando da Federação.

Sua principal bandeira à frente da entidade será a luta pela redistribuição dos royalties do petróleo, cuja lei segue travada no Supremo Tribunal Federal há mais de dois anos sob liminar da ministra Carmen Lúcia. Desde então, aproximadamente R$ 800 milhões deixaram de ser repassados ao governo e às prefeituras do Rio Grande do Sul.

Conforme Folador, a redivisão desses recursos representa um avanço na relação federativa entre União, Estados e municípios. \”A prefeitura resolve mais rápido os problemas do que os outros entes porque ela está próxima do cidadão, conhece melhor os desafios e encontra mais rápido as soluções. O problema é que o sistema federativo brasileiro contraria essa lógica\”, argumentou.