10 de julho de 2015 as 09:08 / Geral, Governo Municipal

Tio Hugo é agraciado pelo Prêmio Cultura Codic 2015

Durante a programação do 35º Congresso de Municípios do RS realizado pela Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul), no dia 01 de julho, o município de Tio Hugo foi agraciado pelo Prêmio Cultura Codic 2015. Das sete categorias, Tio Hugo foi selecionado na categoria “Livro, Leitura e Literaturas”, com o projeto Centopeia da Leitura \”Ler é 100sacional. Cultive o grande leitor que tem dentro de você\”.

O objetivo principal do projeto era despertar o gosto, o desejo, o prazer e o interesse dos alunos pela leitura, desenvolvendo habilidades para a formação de bons leitores e escritores.

Na oportunidade de entrega, o Prefeito Verno Aldair Müller recebeu certificado de participação, onde esteve acompanhado pela secretária de Educação, Marilene Marquetti, a Diretora de Cultura e Turismo, Caroline Marquetti, a mentora do projeto, Lucilene Cardoso, a Diretora da escola municipal Laurentino Machado e também Lúcio Nelson Bruinsma, também da cidade de Tio Hugo.

O Prefeito Verno destacou o porquê o município apoia a cultura em Tio Hugo. “A cultura é a identidade de um povo, de uma nação, por isso, como administrador municipal, apoio a cultura porque a considero como fator essencial de desenvolvimento. Os meios e instrumentos culturais são formas de desenvolver potencialidades, talentos e estimular a atividade criadora e criativa da nossa gente”. Ele ainda finalizou dizendo que também para os jovens, se constitui como espaço primordial de exercício de cidadania.

Dentre as atividades culturais desenvolvidas em Tio Hugo, destaca-se a dança, a música e o canto coral, que possui uma história de mais de 100 anos.

A iniciativa deste projeto foi da professora Lucilene, com o apoio da diretora da escola Laurentino Machado, Denúbia Silva.

Esta é a quinta edição do Prêmio, que visa incentivar ações culturais desenvolvidas por prefeituras do RS, secretarias de Cultura e outras instituições da área cultural vinculadas às administrações municipais.

A divulgação dos vencedores e a premiação aconteceram no auditório São José do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.