23 de junho de 2015 as 11:49 / Geral, Governo Municipal

Prefeito Verno participa de audiência com Governador Sartori

Juntamente com representantes da Associação Gaúcha Municipalista (AGM), o Prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, esteve na quarta-feira (17), em audiência com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini. Sartori reafirmou o compromisso de diálogo com as entidades e o apoio ao desenvolvimento regional, de modo equilibrado. Conforme explicou o Governador, o governo atual vem trabalhando para implementar ações e apoiar também os pequenos municípios. \\\”Vamos modestamente construir esta caminhada\\\”, disse o governador.

O presidente da entidade, Olmir Rossi, prefeito de Ilópolis, afirmou que a AGM quer ser parceira do governo. Ele entregou uma pauta com reivindicações, formada por itens como a revisão da planilha de valores do transporte escolar. Segundo ele, além de critérios como extensão territorial e número de alunos, poderiam ser incluídos na conta fatores como quilometragem rodada e condições das estradas. O governador disse que será formado um grupo de trabalho para examinar a questão e relatou o cenário das contas públicas do Estado, que neste ano deve ter um déficit de R$ 5,4 bilhões. Conforme Rossi, a revisão de critérios é importante em razão das diferentes condições dos municípios.

Outro ponto destacado foi sobre o projeto que propõe a retomada da tributação sobre lucros e dividendos dos grandes empresários. Conforme dados da entidade, haveria um incremento de R$ 40 bilhões, dos quais R$ 18 bilhões poderiam ser repartidos entre estados e municípios, ficando ainda R$ 22 bilhões com a União.

Na audiência, Sartori recebeu ainda convite para a Festa da Erva-Mate, que ocorre em novembro, em Ilópolis, e para a Festa do Peixe, em Arroio do Sal, marcada para julho. O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, recebeu um relatório do Corede do Vale do Rio Pardo sobre a missão a Israel, onde puderam conhecer as técnicas utilizadas pelo para enfrentar a escassez de água, realizar a fertirrigação e a reciclagem da água.

A entidade

Fundada em julho de 1993, a AGM foi criada para fortalecer o municipalismo e garantir apoio em suas demandas junto aos governos federal e estadual. A entidade estruturou uma assessoria jurídica gratuita visando a garantir aos prefeitos associados ampla defesa junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e outros órgãos. Após se encerrar o mandato, o ex-prefeito, que foi filiado, terá o mesmo atendimento jurídico de quando foi associado.