09 de junho de 2015 as 10:56 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Emater/RS-Ascar celebra 60 anos com café solidário

Nesta terça-feira (02/06) a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) comemorou 60 anos de fundação. Para celebrar a data, extensionistas da Emater/RS Ascar promoveram um Café Solidário, nos 494 municípios em que a Instituição está presente, aos seus colaboradores e parceiros.

Na oportunidade foram apresentadas informações que mostram o desenvolvimento da agricultura familiar e do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Sul ao longo das seis décadas como, por exemplo, a Operação Tatu ou Revolução Branca que preconizava a aplicação de calcário para a melhoria da acidez e da fertilidade do solo. A Instituição mostrou ainda a evolução no número de produtores atendidos e as principais atividades às quais os agricultores familiares se dedicam, como a bovinocultura de leite, agroindústria, irrigação, crédito rural. Também foi apresentado ao público presente um vídeo comemorativo aos 60 anos da Ascar com fotos desde a sua fundação.

No município de Tio Hugo o café solidário foi realizado na sede do Escritório Municipal e contou com a participação de diversas autoridades locais como o vice-prefeito Gilso Paz, o secretário de Administração, Planejamento e Finanças Nelson Rogério Dapper, o secretário da Agricultura Paulo César Pereira e membros do conselho municipal da Agricultura, o secretário Municipal da Saúde Délcio Wiedthauper, a fiscal Ambiental Viviane Granja e representante da COPROLAT, além de produtores assistidos pela Instituição.

Na ocasião o chefe do escritório municipal da Emater/RS Ascar, Cláudio Carvalho dos Santos destacou o trabalho realizado no município: “Os 60 anos de extensão rural comemorado hoje é reflexo da contribuição que a Instituição possui junto à população rural, com o aumento da produção e oferta de alimentos, defesa e garantia dos direitos sociais, políticos, econômicos e culturais, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das famílias rurais”, frisou o extensionista.

Em Tio Hugo são atendidas pela Emater/RS Ascar cerca de 200 famílias de agricultores familiares sendo que, entre as principais atividades estão a Bovinocultura de leite, solos, irrigação, agroindústria familiar e crédito rural.