24 de abril de 2015 as 15:09 / Geral, Governo Municipal

Prefeito Verno participou de seminário na FAMURS

Um grande número de autoridades, entre elas prefeitos(as), participaram na segunda-feira, dia 13, na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs, de um seminário que debateu a reforma política nacional. O Prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, esteve participando da discussão, e assim como os demais, se manteve favorável à unificação das eleições gerais e municipais.

Estiveram presentes no evento o presidente da Federação, Seger Menegaz, e os presidentes de três partidos com maior número de prefeitos no Rio Grande do Sul: Ary Vanazzi (PT), Ibsen Pinheiro (PMDB) e Pompeo de Mattos (PDT).

De acordo com Menegaz, os prefeitos gaúchos defendem a unificação das eleições. Para isso, os gestores municipais concordam que é necessária uma eleição para seis anos em 2016. \”Ninguém concorda com um mandato tampão de dois anos para unificar as eleições a partir de 2018\”, justificou. Outro tema que preocupa os prefeitos é o financiamento público de campanha. \”Estamos receosos sobre esse assunto, pois temos medo de que essa proposta possa inviabilizar a candidatura de prefeitos e vereadores\”, revelou ao alertar sobre o risco de concentração de verbas para as campanhas a deputado, governador e presidente.

A partir do debate será elaborado um documento com as propostas da entidade a ser enviado aos presidentes da Câmara Federal, Eduardo Cunha; e do Senado, Renan Calheiros. Também participaram da reunião o deputado estadual Vilmar Zanchin; ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Victor Faccioni; os prefeitos que integram a diretoria da Famurs, Luiz Carlos Folador, Tito Lívio, Eduardo Buzzatti e Fábia Richter.