23 de abril de 2015 as 10:00 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Agroindústria de Tio Hugo conquista Selo Sabor Gaúcho

Atualmente, várias famílias de agricultores trabalham na informalidade com a produção e processamento de alimentos. Através do Fundo Estadual de apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), agricultores familiares buscam condições favoráveis de trabalho e renda no meio rural, contribuindo para melhores condições de vida no interior. Além disso, possibilita a agregação de valor à produção primária e contribui para o desencadeamento de um processo de desenvolvimento socioeconômico em nível municipal, regional e Estadual.

Com a assistência da EMATER/RS  juntamente com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, Liliane Heinrich, conseguiu a formalidade e um sistema de qualidade em sua propriedade através da agroindústria familiar. Na sexta (10) a equipe da Secretaria esteve visitando o local e vendo o trabalho e os produtos fabricados por Liliane.

De acordo com a proprietária, cerca de R$ 10 mil reais foram conquistados para investimentos através do (Feaper), concedido na gestão passada do Governo Estadual, sendo utilizado na construção da agroindústria e equipamentos. Deste valor, R$ 8 mil são a fundo perdido e os outros R$ 2 mil podem ser pagos em oito anos.

Após a liberação do negócio e a regularização das questões sanitária e ambiental foi possível entrar com pedido para adesão do Selo Sabor Gaúcho, que certifica a procedência dos produtos da agricultura familiar, sendo mais valorizado e, permite a comercialização em âmbito local e regional. Ainda através deste Programa é possível realizar o cálculo nutricional dos produtos posterior confecção dos rótulos, dando um destaque ao produto familiar, além do consumidor ter mais confiança na compra dos produtos.

Liliane produz semanalmente pães, bolachas, cucas e demais produtos da indústria de panificação, e explicou que no início, o processo era bastante artesanal, com poucos equipamentos e comercializando apenas para amigos e vizinhos. Com a participação de reuniões e cursos de qualificações oferecidos pela EMATER/RS, Liliane foi encaminhada ao Feaper – linha de financiamento para aquisição de equipamentos para a agroindústria. Ela ampliou seu negócio e suas vendas e hoje passou a vender merenda escolar para escolas municipais e estaduais, além dos clientes já fidelizados.

Recentemente, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar- Pronaf Mais Alimentos – ela adquiriu um automóvel para realizar o transporte das mercadorias do interior até as escolas, e para os clientes na cidade. Os lucros adquiridos com a venda dos produtos estão sendo investidos em mais melhorias na agroindústria.

Em Tio Hugo, além de Liliane, outros produtores também procuraram a formalização com o apoio do Município, através de programas do governo estadual e federal.