A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
14 de abril de 2015 as 11:58 / Geral, Saúde

Secretário da Saúde participou de encontro que tratou sobre o enfrentamento da Dengue

Na cidade de Santo Ângelo, no dia 8 de abril, aconteceu o Encontro da Região Noroeste para Enfrentamento da Dengue. O secretário de Saúde do município de Tio Hugo, Délcio Wiedthauper, juntamente com a agente de Endemias, Vera Bertizzolo, participaram do evento. O encontro foi promovido pela Secretaria Estadual de Saúde – SES-RS, para traçar estratégias de combate à dengue em conjunto com os municípios afetados.

 

No encontro foram debatidas todas as questões referentes à doença e alguns municípios repassaram experiências eficazes no combate ao mosquito Aedes Aegypti, sendo que todos referenciaram a mobilização da sociedade como ação principal.

 

Segundo dados da SES-RS (Sinan on line), até a semana epidemiológica 13/2015 (04/01/2015 a 04/04/2015) foram notificados 973 casos suspeitos de dengue e confirmados 179 casos, sendo 43 importados e 136 autóctones. O estado registrou o primeiro óbito por dengue, no município de Santo Ângelo, cujo paciente teve início dos sintomas na semana 11.

 

Tio Hugo mobilizado contra a doença

 

O município está engajado no combate ao mosquito. Na terça-feira (7) foram realizadas coletas em pontos estratégicos, sendo que de quatro (4) locais, três (3) deram resultado positivo para o mosquito Aedes Aegypti: duas no bairro Progresso e uma no Centro.

 

De acordo com o secretário Delcio, todos devem se colocar em alerta e fazer a verificação em suas casas e arredores diariamente. “Na próxima semana serão realizadas ações no entorno dos locais onde foram encontrados focos do mosquito e a partir de agora serão intensificadas as visitas e a monitorização da dengue no município” explicou ele.

 

A secretaria de Saúde reforça a importância da mobilização social permanente contra o mosquito Aedes Aegypti, já que além da Dengue, ele também pode transmitir a Febre Amarela, Malária e Febre Chikungunya.

 

 

Alguns cuidados devem ser tomados para se prevenir:

·         Não acumular pneus velhos;

·         Manter garrafas vazias com o gargalo virado para baixo;

·         Latas de lixo devem ficar sempre bem fechadas;

·         Evitar o acúmulo de entulhos e restos de obras;

·         Manter calhas, canos e ralos desentupidos;

·         Tratar a água de piscinas com cloro e limpar uma vez por semana;

·         Trocar diariamente a água do bebedouro de animais domésticos e fazer pelo menos uma limpeza semanalmente;

·         Colocar areia nos cacos de vidros dos muros;

 

·         Trocar a cada três dias a água dos pratos de vasos de plantas. Escovar bem para remover possíveis ovos de mosquitos, e encher o prato com areia, depois, continue a regar as plantas normalmente, retirar também a água acumulada das folhas.


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00