A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
19 de março de 2015 as 10:29 / Geral, Saúde

UBS de Tio Hugo inicia mais uma etapa da campanha de vacinação contra o HPV

Durante o mês de março, a UBS de Tio Hugo estará disponibilizando a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), vírus que é um dos principais causadores do câncer de colo de útero.

O objetivo da campanha é vacinar todas as meninas de 9 a 11 anos. Além disso, as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também podem aproveitar a oportunidade de se prevenir, dando prosseguimento ao esquema vacinal iniciado no ano passado. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14. É importante ressaltar que a proteção só é garantida com a aplicação das três doses.

ESQUEMA VACINAL – Para receber a dose, basta apresentar a carteirinha de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A partir de 2016, serão vacinadas as meninas de 9 anos. 

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A falta de tratamento pode levar ao câncer do colo do útero, que é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

FONTE: Ministério da Saúde


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00