25 de agosto de 2014 as 11:43 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Tarifas de água

O Conselho Deliberativo do Departamento Municipal de Saneamento de Tio Hugo, esteve reunido no último dia 19, para tratar, entre outros assuntos, do preço da tarifa de água no município.

A última revisão havia ocorrido em 03 de junho de 2013, portanto a mais de um ano, enquanto que, a avaliação e eventual revisão devem ser de doze em doze meses, conforme previsto em lei e orientado pelo Tribunal de Contas do Estado, pois os serviços devem ter equilíbrio entre receitas e despesas.

Deste modo, os novos valores que serão praticados a partir do vencimento de 15 de setembro do corrente, passarão dos atuais R$ 2,98 para R$ 3,48 por metro cúbico, no caso das tarifas residenciais. A revisão também ocorrerá para as tarifas sociais, industriais, comerciais e agropecuárias. Maiores informações no Departamento Municipal de Saneamento ou no setor tributário da Prefeitura.

SUSPENSÃO DOS SERVIÇOS

O mesmo Conselho exigiu também, o cumprimento por parte do Departamento Municipal, do corte no fornecimento de água junto aos estabelecimentos ou residência inadimplentes. Justificou que além de já ter sido apontado pelo Tribunal de Contas, recomendando o corte, não seria justo, manter os serviços aos inadimplentes, pois mais de 90% da população mantém o pagamento em dia. De acordo com o Diretor do Departamento, André Langer, diversas campanhas, possibilidades de parcelamentos e notificações já foram efetuadas, onde se obteve resultados positivos, mas alguns efetivamente não compareceram ou não honraram com seus acordos, sendo que serão efetuados os cortes a partir de agora a qualquer momento, visto que as notificações já foram expedidas.

Segundo o Prefeito Verno Muller, por diversas vezes já se cogitou a possibilidade de repassar o sistema a CORSAN, entretanto, os valores para a comunidade, seriam duplicados e até triplicados caso a CORSAN assuma o sistema. Outra consideração é de que o município já elaborou e aprovou o Plano de Saneamento Básico, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e está com o Projeto de Esgotamento Sanitário já em análise para licença ambiental protocolado na FEPAM, tudo em parceria com a FUNASA.