18 de agosto de 2014 as 10:44 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Tio Hugo recebe certificação pela participação no projeto “Coprel Ecologia”

Na sexta feira 8 de agosto foi realizado o lançamento oficial do projeto “Coprel Ecologia 2014”. Gestores de 22 municípios da região participaram do evento na sede da Coprel em Ibirubá. Na ocasião, foram premiados e certificados os municípios participantes do projeto no ano de 2013.

Representaram Tio Hugo no evento, o prefeito Verno Aldair Müller, o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Osvaldo Santos Lima, e o servidor público municipal, Paulo Hummes. Tio Hugo recebeu certificado de agradecimento pela parceria e execução do projeto no ano de 2013.

De acordo com o prefeito Verno Müller,a parceria entre municípios, Coprel e agricultores, é o que torna este projeto um sucesso, e essa premiação celebra essa união. “Somente no ano passado, foram doados a produtores rurais de Tio Hugo cerca de mil mudas de árvores nativas, que foram plantadas em APP’s – Áreas de Preservação Permanentes e em áreas degradadas, visando a recuperação de terras improdutivas, bem como a preservação do meio ambiente. Cabe ressaltar que os agricultores interessados em participar do programa, recebem as mudas nativas de forma gratuita. Além disso, a secretaria de agricultura em parceria com a Coprel, oferece todo o suporte técnico para o plantio e manejo das mudas”, explicou o prefeito.

De acordo com o engenheiro agrônomo Osvaldo, o município de Tio Hugo receberá neste ano 1200 mudas nativas, que serão distribuídas gratuitamente aos proprietários de áreas que necessitam de reflorestamento e em APP’s, com exigência de no mínimo duzentas mudas por produtor. “Dentro do projeto, a Coprel faz a distribuição gratuita das mudas, dando assessoria técnica através de um engenheiro florestal. As prefeituras têm a responsabilidade de cadastrar interessados em fazer o plantio destas mudas, com identificação das áreas, orientação, monitoramento do desenvolvimento das plantas, e no ano seguinte, quando forem feitas as novas reservas de mudas, apresentar o resultado. Um trabalho cooperativo em benefício da natureza” salientou Osvaldo.

Saiba mais sobre o projeto “Coprel Ecologia” no site da cooperativo – disponível no endereço – www.coprel.com.br