06 de agosto de 2014 as 14:34 / Gabinete, Geral

Prefeito Verno participou da 34ª edição do Congresso de Municípios

Nos dias 30 e 31 de julho, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Famurs, promoveu a 34ª edição do Congresso de Municípios. O evento aconteceu no Auditório São José, do Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e reuniu autoridades e candidatos às eleições deste ano.

Pela primeira vez os candidatos à presidência da República estiveram presentes discutindo a temática \”Para onde vamos? O futuro do RS e do Brasil em debate\”.

O encontro apresentou e discutiu as principais propostas dos presidenciáveis e também dos candidatos ao governo do Estado para o desenvolvimento dos municípios gaúchos.

Paralelamente ao evento, também foram realizados o Encontro de Lideranças Femininas do RS, o 1º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Cultura e o 21º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS.

Os candidatos à presidência foram entrevistados pelo presidente da Famurs, Seger Menegaz, que realizou 10 perguntas divididas em três blocos para cada candidato. Os questionamentos foram elaborados por uma equipe técnica da Federação, previamente encaminhados aos presidenciáveis e abordam os temas do Pacto Federativo, da burocracia e do subfinanciamento dos programas de saúde e educação.

As apresentações de candidatos ao governo do Estado aconteceram na quarta-feira (30/7). Ana Amélia Lemos (PP), José Ivo Sartori (PMDB), Tarso Genro (PT) e Vieira da Cunha (PDT) responderam a 15 perguntas relacionadas à saúde, educação, segurança, infraestrutura e desenvolvimento. Entre os questionamentos estiveram em pauta a ambulancioterapia, os hospitais de pequeno porte, o transporte escolar, o passe livre estudantil, o piso do magistério, a situação da Brigada Militar, as obras de acesso asfáltico, as licenças ambientais e os incentivos fiscais.

De acordo com o Presidente da Famurs e Prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, o evento foi direcionado aos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, procuradores jurídicos, técnicos municipais, dirigentes culturais e integrantes de órgãos e entidades dos três níveis de governo.