06 de agosto de 2014 as 14:22 / Geral

Microcrédito: Foram liberados em julho mais de 120 mil reais a empreendedores tio-huguenses

Somente no mês de julho foram celebrados 18 contratos do Programa Gaúcho de Microcrédito com empreendedores tio-huguenses, totalizando 123 mil reais, recorde mensal desde o lançamento do programa em Tio Hugo no ano de 2012. A secretária municipal de Desenvolvimento, Denir Mühl, explica que o programa contempla diversos empreendedores sejam eles formais e informais em diferentes áreas de atuação. “Desde a implantação do microcrédito firmamos contratos com empreendedores que atuam em diferentes ramos, desde produtores rurais que trabalham na produção leiteira, agricultores que produzem produtos coloniais, vendedores informais, além de comerciantes e empresas locais. Portanto, podemos dizer que essa iniciativa promove o desenvolvimento econômico de um modo geral, tanto na cidade, quanto no campo”, disse.

A prefeitura de Tio Hugo executa o Programa Gaúcho de Microcrédito em pareceria com o Governo Estadual e a operadora de crédito Juriti Microfinanças. O intuito do programa é fortalecer e fomentar o desenvolvimento do município, oferecendo financiamentos com juros abaixo dos comumente vistos no mercado de crédito. “Os juros cobrados são de 0,41% ao mês, valor que pode ser considerado simbólico. Além disso, a forma de pagamento é suave, e pode ser parcelada em até 24 vezes, facilitando a vida dos empreendedores e produtores, que podem investir na sua atividade para que ela cresça efetivamente, garantindo boa renda”, salientou a secretária.

Créditos do programa já ultrapassam os 2 milhões de reais

Desde o início da operacionalização do Microcrédito em Tio Hugo, foram celebrados 248 contratos chegando a aproximadamente 2 milhões e 43 mil reais, direcionados a empreendedores formais e informais, e a produtores rurais do município. O prefeito Verno Aldair Müller destaca que além do Microcrédito, é executado no município o programa “Tio Hugo Crescimento Integrado”, que beneficiou nos últimos 4 anos 96 empresas locais, uma vez que o investimento no programa implantado em 2009 foi de aproximadamente 2.9 milhões de reais. “Nos últimos anos foram gerados em Tio Hugo mais de 200 empregos diretos. Além disso, executamos a política de desenvolvimento econômico, que consiste na concessão de imóveis, programa primeiro emprego, apoio em infraestrutura, com a cedencia de máquinas do município, entre outras iniciativas, que mudam de acordo com cada modalidade de projeto e empreendimento, esses, aprovados pela administração municipal e Conselho Municipal de Desenvolvimento – Comude”, afirmou.

Os empreendedores e produtores que já contrataram o microcrédito podem recontratar o financiamento, desde que se encaixe dentro dos requisitos propostos. Maiores informações podem ser adquiridas na secretaria municipal de Desenvolvimento, na prefeitura municipal, ou através do fone 3338-9167 com a agente de oportunidade Adriana.