08 de julho de 2014 as 11:34 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Geral

UERGS Unidade Botucaraí é inaugurada oficialmente

Na tarde da última quarta feira dia 2 de julho foi realizado o ato de inauguração da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS – Unidade Botucaraí. O evento aconteceu na unidade da universidade em Soledade, e contou com a presença do prefeito de Soledade e presidente da Amasbi, Paulo Ricardo Cattaneo, autoridades do âmbito regional, estadual, além de representantes dos municípios integrantes do Corede Botucaraí. Tio Hugo foi representado pelo secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Nelson Dapper, e pela vereadora tio-huguense, Suzana Elisa Muller Kuhn. O prefeito Verno Aldair Müller, não compareceu no ato, pois se encontra em Porto Alegre cumprindo uma série de agendas em prol do município.

O secretário Nelson Dapper, salienta que o esforço da região nos últimos anos valeu a pena, e que agora o trabalho continua para que a UERGS Campus Soledade se consolide, atendendo a demanda da região do Alto da Serra do Botucaraí. “A instalação desta universidade pública na nossa região contribui muito para o desenvolvimento da educação no Botucaraí. Essa conquista deve ser comemorada, pois foi muito esperada por toda a região, basta lembrar que nos últimos anos, a demanda referente a instalação da UERGS em Soledade era sempre a mais votada no processo de participação popular e cidadã”, explicou o secretário.

Início das atividades:

O curso de Bacharel em Gestão Ambiental é o primeiro da UERGS em Soledade. As aulas se iniciam no segundo semestre de 2014. Para este primeiro curso, foram oferecidas 40 vagas, e o número de inscritos no processo seletivo foi o que chamou a atenção, uma vez que 769 candidatos concorreram a seleção. O prefeito de Tio Hugo, Verno Müller ressalta que essa alta procura é reflexo da importância desta universidade para a região do Alto da Serra do Botucaraí. “A instalação da UERGS em Soledade é uma vitória para todos os moradores da nossa região. Essa é mais uma opção para os estudantes dos municípios que integram a Amasbi e o Corede Botucaraí ingressarem na faculdade, com uma educação de qualidade e gratuita, livres de mensalidade”, disse.

Verno que foi presidente da Amasbi do início de 2013 até março deste ano, lembra que a luta para conquista desse pleito perdurou por anos, se intensificando ainda mais em 2013. “No ano passado participamos de diversas audiências com o governador Tarso Genro, o trazendo para eventos e reuniões aqui na nossa região. Essa aproximação com o governo do estado, e a constante provocação da Amasbi, Corede Botucaraí, Avasbi, autoridades e estudantes, culminou em um resultado positivo para a nossa região, que agora conta com uma universidade pública estadual”, concluiu o prefeito de Tio Hugo.

O módulo que abrigará a UERGS Campus Soledade passará por reforma e ampliação. A tendência é que nos próximos semestres novos cursos sejam oferecidos a população da região.