17 de junho de 2014 as 07:16 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Geral

Comprovada a importância da UERGS para a região do Botucaraí

O curso Bacharel em Gestão Ambiental é o primeiro curso superior oferecido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, Campus Soledade. São oferecidas 40 vagas para o curso que marca o início das atividades da UERGS no município. O número de inscritos no concurso é o que surpreende. Foram 769 inscritos, o início das aulas está programado para o segundo semestre de 2014.

Para o prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, a alta procura pelo primeiro curso da UERGS, evidencia a importância desta conquista para toda a região do Alto da Serra do Botucaraí. “A instalação da UERGS em Soledade é uma vitória para todos os moradores da nossa região. A instalação desta universidade na nossa região é mais uma opção para os estudantes dos municípios que integram os municípios da Amasbi e do Corede Botucaraí ingressarem na faculdade, com uma educação de qualidade e gratuita, livres de mensalidade”, ressaltou Müller.

Verno Müller comemorou o número de candidatos inscritos, pois foi presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – Amasbi até março deste ano, período da confirmação da instalação do Campus. Müller ressalta que a luta para conquista desse pleito perdurou por anos, se intensificando fortemente em 2013. “No ano passado participamos de diversas audiências com o governador Tarso Genro, o trazendo para eventos e reuniões aqui na nossa região. Essa aproximação com o governo do estado, e a constante provocação da Amasbi, Corede Botucaraí, Avasbi, autoridades e estudantes, culminou em um resultado positivo para a nossa região, que agora conta com uma universidade pública estadual”, concluiu o prefeito de Tio Hugo.

Essa conquista atende a demanda histórica dos 16 municípios integrantes do Corede da região Alto da Serra do Botucaraí. A região possui 50 escolas estaduais e 140 mil habitantes, e era o único Corede do Estado que não possuía universidade pública. A tendência é que para os próximos semestres a UERGS BOTUCARAI – Campus Soledade seja ampliada, oferecendo novos cursos de graduação para a população da regional.