10 de junho de 2014 as 14:46 / Geral

Óleos Brasil Sul LTDA inicia suas atividades em Tio Hugo

Na segunda feira dia 2 de junho a empresa Óleos Brasil Sul Indústria e Comércio de Óleos e Ração Animais LTDA, iniciou as suas atividades em Tio Hugo. Localizada as margens da RS-223 no sentindo Tapera -Tio Hugo, a industria atuará na produção de farinha de carne, utilizada na fabricação de ração animal, e na produção de sebo, para produção de biodiesel. Os proprietários do empreendimento são os sócios Ademar Dall’Agnol e Leor Jose Valer. De acordo com Henrique Luis Dall’Agnol, que atua na parte administrativa, foram investidos mais de 8 milhões de reais na instalação da empresa. Henrique ressalta ainda que agora a indústria já está totalmente apta para realizar as suas atividades produtivas. Além disso, o empreendimento gerará inúmeros empregos diretos, oferecendo oportunidades no mercado de trabalho. “Atualmente temos no nosso quadro 15 funcionários, porém estamos na fase inicial, de ajustes e testes na produção. Quando a indústria entrar em plena operação, contaremos com aproximadamente 50 funcionários, podendo chegar até a marca de 60 colaboradores”, destacou Henrique.

A tendência é que a indústria passe a atuar em sua plenitude nos próximos meses, uma vez que tudo está pronto, infraestrutura, com acesso asfaltado em todo o complexo, fábrica, e escritórios, além da frota de caminhões para transportes. “Estamos operando de forma gradativa, ou seja, a produção da empresa aumentará gradativamente, para que possamos ajustar tudo da melhor forma possível. Quando chegarmos ao ápice da nossa produção, a indústria trabalhará em 3 turnos, praticamente 24 horas por dia de segunda a sexta. Isso gerará inúmeros empregos, tanto para munícipes aqui de Tio Hugo, quanto para os cidadãos que residem em municípios da região”, concluiu.

As empresas e o desenvolvimento econômico de Tio Hugo

A Indústria Óleos Brasil Sul LTDA iniciou suas atividades em Tio Hugo para somar ainda mais no desenvolvimento econômico municipal. Graças a parceria entre poder público e empreendedores, o desenvolvimento do projeto se tornou possível e hoje é realidade.  Tudo começa na criação, por parte da administração, no ano de 2009, de dois programas municipais diretamente voltados ao desenvolvimento econômico: O Programa “Tio Hugo – Crescimento Integrado” e o Programa “Fortalecimento do Campo”. Desde a implantação do programa municipal “Tio Hugo Crescimento Integrado”, foram gerados aproximadamente 250 empregos diretos em empresas do município.  Além disso, nesse período, foram instalados, cerca de 137 micro e pequenos empreendimentos formais. De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Denir Mühl, atualmente, existem no município, 222 empreendimentos formais, somando empreendedores individuais a micro e pequenas empresas, e empreendimentos de maior porte, que é o caso da Indústria Óleos Brasil Sul LTDA. “O Poder Público Municipal sempre incentivou a permanência e a instalação de empresas em nosso município, gerando empregos em diversos segmentos. Cerca de 100 empreendimentos tio-huguenses receberam benefícios diretos do Poder Público nos últimos anos, através do programa, para impulsionar as suas atividades, onde foram investidos mais de R$ 1,5 milhões de reais”, explicou.

Desenvolvimento no campo

Além do desenvolvimento econômico de empreendimentos urbanos do município, o setor primário também têm se fortalecido constantemente. A bacia leiteira do município cresce anualmente, além disso, a fabricação de produtos coloniais, frutas e verduras, nas propriedades tio-huguenses, são garantia de boa renda para muitas famílias que vivem no meio rural. Através do Programa “Fortalecimento do Campo” da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, são executadas diversas ações em prol dos produtores rurais. Desde sua implantação, 154 produtores rurais foram contemplados com correção de solos, onde foram corrigidos mais de 600 hectares. O produto é distribuído através de contratação, ou, espalhado pelos implementos da Patrulha Agrícola Municipal da Secretaria de Agricultura, que conta com mais de 15 implementos que realizam diversos tipos de serviços nas propriedades tio-huguenses, com baixo custo de manutenção para os produtores rurais. Foram adquiridos tratores, ensiladeiras, semeadeiras, conjuntos de fenação, entre outros.

Além da Correção dos Solos, a Secretaria Municipal de Agricultura mantém uma ação de Troca-Troca de sementes de milho, Ação de Implantação de Pastagem, para produtores que atuam na atividade leiteira e o Programa de Reflorestamento, executado em parceria com a Coprel, onde nos últimos anos foram doadas aos produtores tio-huguenses cerca de 12 mil mudas de eucalipto, para recuperação de áreas degradadas pela erosão. Estas iniciativas, beneficiaram diretamente, 218 propriedades rurais de Tio Hugo, atingindo a marca de 300 mil reais em investimentos no setor primário, sem considerar os investimentos em maquinários agrícolas postos a disposição dos produtores. De acordo com o Prefeito Verno Muller “é no silêncio do dia-a-dia, que cada setor da administração municipal tem trabalhado para que estes resultados sejam possíveis, e por vezes é necessário fazer o somatório e divulgar os dados para que a sociedade deles tenha conhecimento”. Vamos continuar trabalhando pelo bem da coletividade, concluiu.