10 de junho de 2014 as 16:16 / Geral, Governo Municipal

Lideranças do Comaja visitam protótipo industrial de usinagem de lixo em Santa Catarina

Lideranças do COMAJA, Consórcio de Municípios que congrega municípios da Amasbi e da Amaja, visitaram nesta quinta, 05 de junho, um protótipo industrial de usinagem de lixo, instalado na cidade de Porto União, no Estado de Santa Catarina.

O prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, que é Vice-Presidente do COMAJA, acompanhou a comitiva, integrada pelo presidente do COMAJA e prefeito de Tapera Ireneu Orth, além de prefeitos e representantes de Ibirubá, Barros Cassal, Espumoso, Lagoa dos Três Cantos, Selbach, Fortaleza dos Valos, entre outros.

De acordo com o prefeito Verno, trata-se de uma tecnologia nova, que executa o processo seletivo, que consiste na separação do lixo, sendo que o lixo reciclável é destinado a reciclagem, e o não reciclável passa por um processo de usinagem realizados por máquinas específicas para este fim. “O próprio lixo se auto-consome, no interior dos equipamentos, que não são de grande porte, porém, em seu interior, a tecnologia criada forma um processo que não é uma queima, mas sim uma transformação, espécie de vaporização, e ao final do processo, não exala cheiro, nem fumaça. Cerca de 97% do rejeito simplesmente desaparece”, explicou Verno.

O Projeto, já aprovado pelo órgão ambiental do Estado de Santa Catarina, deverá ser submetido a aprovação da FEPAM no Rio Grande do Sul, para após isto, ser possibilitada sua instalação no Estado. No caso da região, o Município de Espumoso está disposto a ceder uma área de terras já licenciada para instalação deste modelo de usina, em parceria com o Comaja, que já atua conjuntamente nas áreas de saúde e turismo, para a realização de objetivos de interesse comum, conforme disciplinado através da Lei Federal 11.107. Segundo integrantes da comitiva, nos últimos anos este tema foi debatido exaustivamente, por se tratar de saúde pública. “Esse problema acomete todas as cidades, e ver um modelo inovador funcionando na prática é de fato algo que poderá ser muito útil futuramente, visto que os idealizadores do projeto que trabalham na criação desta idéia a cerca de 16 anos, ainda pretendem criar aperfeiçoamentos, como por exemplo, o aproveitamento de energia, possível a partir do processo de transformação do lixo”, finalizou o prefeito de Tio Hugo.