15 de abril de 2014 as 10:00 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Viva seu Município: Tio Hugo está mobilizado nesta campanha

O município de Tio Hugo aderiu a campanha nacional VIVA SEU MUNICÍPIO, iniciada no mês de fevereiro de 2014. A campanha da CNM – Confederação Nacional de Municípios – reivindica ações do Governo Federal para garantir a sobrevivência dos municípios, resgatando a saúde financeira das cidades brasileiras. Ações como o aumento de 2% do fundo de participação dos municípios (FPM), a partir de propostas de emendas constitucionais em tramitação no Congresso (PEC39/2012 SF e PEC 341/2013 CD), o julgamento pelo STF sobre a redistribuição dos royalites de petróleo e gás a todos os municípios e estados brasileiros, entre outras diversas ações.

Nesta sexta feira dia 11 de abril, as prefeituras de municípios de todo o Brasil realizaram ponto facultativo paralisando seus serviços em forma de protesto. Além disso, ocorre em 26 capitais brasileiras uma mobilização em apoio à campanha “Viva seu Município”. Tio Hugo que também está mobilizado nesta causa, adotará o ponto facultativo na quarta feira dia 16 de abril.

O prefeito Verno Aldair Müller, explica que desde 2009 a arrecadação dos municípios caiu de forma acentuada, e que a crise que assola as municipalidades está cada vez mais aguda. “A CNM precursora do movimento conta com o apoio de federações do âmbito estadual como a FAMURS e a AGM – Associação Gaúcha dos Municípios – além de associações de micro-regiões do estado, no nosso caso a AMASBI. Essa união entre todos os municípios brasileiros é fundamental para que esse movimento tenha sucesso, além disso, a mobilização da sociedade é de extrema importância para que possamos ter êxito nas nossas reivindicações”, finalizou Müller.