31 de março de 2014 as 15:59 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Prefeito Verno e jovens de Tio Hugo participaram do 1ºCongresso Regional de Jovens Rurais e Urbanos

Durante o sábado 22 de março foi realizado na cidade de Espumoso o 1º Congresso de Jovens Rurais e Urbanos da Região do Alto da Serra do Botucaraí. O prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, participou da abertura do evento, juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Delcio Wiedthauper, além disso, cerca de 20 jovens tiohuguenses, estudantes do ensino médio, prestigiaram o congresso.

O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Espumoso juntamente com a Emater e a Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo, contou com a participação de diversas autoridades do âmbito regional. O seu intuito principal era presentar novas perspectivas a jovens do campo e da cidade. Na ocasião, a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, realizaram uma palestra em conjuntocom o tema “Feira das profissões”, apresentando aos jovens presentes, cursos e profissões.

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, lançou oficialmente o programa Bolsa Jovem, que é direcionado para jovens que estudam em Escolas Técnicas Agrícolas. De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Delcio Wiedthauper, diversas oficinas e palestras foram aplicadas, mostrando para os jovens presentes que a vida no meio rural possui inúmeros benefícios, uma vez que a maioria dos jovens e adolescentes que residem no campo não possuem interesse em permanecer nas propriedades rurais.

Os jovens participantes visitaram pequenas propriedades do interior do município de Espumoso, as quais trabalham com sistemas de irrigação, e produzem leite, grãos, carne e produtos coloniais. No final do evento foi realizada a noite cultural que contou com apresentações artísticas e shows musicais.