20 de março de 2014 as 11:32 / Geral, Governo Municipal

Coprolat inaugura Unidade de Recebimento e Resfriamento de Leite no interior de Tio Hugo

A sexta feira dia 14 de março de 2014 foi um dia histórico para a Cooperativa dos Produtores de Leite de Tio Hugo – Coprolat. Durante a manhã da sexta foi realizado o ato de inauguração da Unidade de Recebimento e Resfriamento de Leite da Cooperativa, que está localizada na comunidade de Polígono do Erval, interior de Tio Hugo. O ato contou com a presença do prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vicente Mühl, do Representante da EMATER – Jose Claudio Mota, do Superintente Regional do Banco do Brasil – Vilson Paulo Ames, do Coordenador Regional da SDR e representante do Governo do Estado – Tomaz Antonio dos Santos, e de Marilene Peres, que representou o Dep. Estadual Gilmar Sossella – Presidente da Assembleia Legislativa.

Além disso, o vice-prefeito e Secretário Municipal de Obras, Gilso Paz, vereadores do município de Tio Hugo, autoridades do âmbito municipal e regional, Secretários, servidores públicos e associados da Coprolat, também participaram da cerimônia. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vicente Mühl, lembrou do início da instituição, quando seu pai, o ex-prefeito Gilmar Mühl (Em memória), deu o passo inicial para criação da Cooperativa no ano de 2006. “É uma honra poder participar deste momento ímpar da história da Coprolat. É um grande motivo de comemoração, ver que o empenho de todos deu resultado, e que o sonho saiu do papel”, disse Vicente.

O Prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, parabenizou a diretoria da Cooperativa e aos seus associados por essa nova conquista. “O terreno de 10.000 m² foi doado pelo município para que fosse construída essa nova sede e a Unidade de Recebimento e Resfriamento de Leite. Além disso, quero aqui parabenizar o empenho da direção da Cooperativa, bem como dos seus associados, que foram vitais na realização desse projeto”, declarou Verno.

Além disso, o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura foi importante ao longo dos anos, uma vez que os implementos da patrulha agrícola do município sempre estiveram à disposição para uso da Cooperativa, inclusive nas obras de construção da unidade. Além disso, a patrulha agrícola auxilia os produtores rurais e de leite de Tio Hugo nos trabalhos corriqueiros de suas propriedades, como por exemplo, a manutenção de pastagens e produção de silagem. “Quero também ressaltar aqui, o apoio que a Secretaria Municipal de Agricultura dá a cooperativa e a seus associados do município de Tio Hugo. Durante os últimos anos foram direcionados para a Secretaria Municipal de Agricultura, cerca de 1 milhão e duzentos mil reais, os quais foram investidos em diversas iniciativas e projetos, para fortalecer o homem do campo, evitando assim o êxodo rural”, finalizou Müller.

O Presidente da Coprolat, Alexandre Joel Arend, agradeceu aos agentes financeiros BB, BNDES e DRS, que deram o voto de confiança a Cooperativa e ao projeto, além do Poder Executivo Municipal que auxiliou em diversas esferas. Além disso, Alexandre agradeceu aos colaboradores e associados, os quais Alexandre classificou como os pilares de sustentação da “família Coprolat”. “Quero agradecer a todos aqueles que acreditaram nesse projeto, em especial ao Semar Bonavigo, que acompanhou tudo de perto, desde a elaboração, implantação e monitoramento deste projeto, e em especial aos associados que acreditam que juntos podemos tornar a Coprolat ainda mais forte. Sem esquecer também do Ex-prefeito Gilmar Mühl, precursor da Cooperativa e que não está mais entre nós. Também gostaria de agradecer aos ex-presidentes que passaram pela instituição ao longo dos anos, e a atual diretoria. Essa conquista é de todos nós. A Coprolat é de vocês associados”, enfatizou Alexandre.

Ao final dos pronunciamentos foi realizado o ato simbólico de corte da fita de inauguração, na sequencia o pastor Pastor Jonas Gunch do município de Ernestina comandou um ato ecumênico. Logo após este ato foi servido um almoço para todos os presentes. O almoço contou com a presença do Deputado Federal Giovani Cherini – PDT/RS.

Novos Horizontes:

A Coprolat que surgiu em 2006 e possui atualmente cerca de 70 associados, atendendo os municípios de Tio Hugo, Ernestina, Ibirapuitã, Mormaço, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro e Victor Graeff. O novo posto de recolhimento tem capacidade para resfriar 90 mil litros de leite por dia, visto que a Cooperativa recebe atualmente cerca de 200 mil litros de leite por mês. De acordo com o presidente, Alexandre Joel Arend, a estimativa é que o número de leite recolhido nas propriedades aumente de forma gradativa, chegando aproximadamente aos 400 mil litros de leite por mês. “Esse novo posto fortalecerá ainda mais a bacia leiteira da região, uma vez que a produção de leite é a fonte de renda de muitas famílias que vivem no meio rural. Além disso, temos em anexo a Unidade de Recebimento e Resfriamento, uma fábrica de ração, a qual atende os associados semanalmente. Ou seja, a coprolat trabalha forte para que o campo se desenvolva de forma continua e homogênea, apoiando os produtores e gerando empregos”, salientou Alexandre. O leite recebido na Unidade de Recebimento e Resfriamento da coprolat passará por um rigoroso controle de qualidade, e será posteriormente, comercializado com empresas de laticínios de diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul.