17 de março de 2014 as 13:55 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

AMASBI promove 1º Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Cívil

Na última sexta feira dia 7 de março foi realizada na UPF Campus Soledade a 1º Conferência Intermunicipal e 2º Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. O evento realizado pela Defesa Civil Nacional e Estadual e promovido pela AMASBI reuniu gestores e servidores públicos de diversos municípios da região, além disso, participaram da conferência, representantes da Brigada Militar, Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros.

O prefeito de Tio Hugo e presidente da AMASBI Verno Aldair Müller, esteve presente na Conferência, assim como servidores públicos municipais de algumas secretarias do município. Durante o seu discurso, Müller fez questão de frisar que nunca estamos preparados para quando acontece um sinistro, e que o principal gargalo é o atendimento aos atingidos de forma rápida e uniforme. Além disso, o prefeito salientou que medidas devem ser tomadas, para que a relação entre municípios e Defesa Civil seja estreitada, ou seja, para que haja um maior entrosamento entre os órgãos. “Através desta conferência e dos debates aqui propostos, buscaremos medidas em conjunto que contemplem a realidade regional, com o intuito de aprimorar o trabalho da Defesa Civil na região, melhorando o atendimento e instruindo a população que eventualmente precise de ajuda”, declarou.

Pela parte da tarde, os presentes foram divididos em quatro grupos, os quais discutiram diretrizes e ações que podem aperfeiçoar o trabalho da Defesa Civil. O intuito da Conferência é implantar uma nova cultura na forma de lidar com questões relacionadas a desastres naturais, valorizando mais a prevenção e a proteção do que as ações de resposta.

“Esse encontro é extremamente pertinente, pois aqui surgem ideias para desenvolvermos políticas públicas que de alguma forma diminuirão o impacto dos eventos climáticos que assolam nosso estado anualmente. Fica aqui o meu agradecimento a todos os participantes da conferência, aos prefeitos dos municípios que constituem a AMASBI, ao Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Exército Brasileiro e a Defesa Civil”, finalizou o Verno Müller.

As diretrizes definidas na reunião serão apresentadas na Conferência Estadual para que sejam analisadas e levadas até Brasília. Na oportunidade foram eleitos os delegados que participarão das próximas etapas que acontecerão nos próximos meses.