12 de março de 2014 as 15:39 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

“Processamento de Hortaliças” foi tema de curso promovido pelo município em parceria com o SENAR

As Secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social de Tio Hugo em parceria com o SENAR-RS promoveram o curso gratuito de “Processamento de Hortaliças”. A capacitação que durou 3 dias, com carga horária de 24 horas (8 horas por dia) possuía como foco principal a produção de alimentos com diversas abordagens; como por exemplo, criar métodos e técnicas de conservação de alimentos como tomate e derivados, para a fabricação de molho, concentrado, catchup, tudo de forma caseira, bem como a criação de conservas de hortaliças em vinagre aromatizado, abdicando do uso de produtos industrializados.

O prefeito Verno Aldair Müller acompanhou o desfecho do curso, deixando claro que a administração municipal investe constantemente em cursos de capacitação em diferentes esferas. “Quero agradecer a participação de todos os envolvidos no curso, os alunos, o instrutor, ao SENAR-RS, nosso parceiro, aos servidores das secretarias de Assistência Social e Agricultura e aos respectivos secretários. É importante a participação da comunidade em atividades como essas. Certamente continuaremos com capacitações voltadas para o meio rural”, enfatizou Müller.

O processamento de hortaliças tem-se tornado uma alternativa de renda para as pessoas que conhecem as técnicas adequadas para processamento e conservação de alimentos naturais. O processo de agroindustrialização amplia o mercado para pequenos produtores rurais, gerando emprego e receitas extras para aqueles que vivem nas micro e pequenas propriedades.

No segundo semestre de 2013 a parceria entre o município de Tio Hugo e o SENAR-RS já havia resultado em bons frutos. Com intermédio da Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente foi oferecido de forma gratuita o curso de “Aplicação Correta e Segura de Agrotóxicos”. Na ocasião a participação dos produtores rurais também foi satisfatória.