A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
19 de dezembro de 2013 as 08:23 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Irrigação é implantada em propriedades rurais de Tio Hugo

 

Uma nova realidade surge na vida de muitos produtores rurais de Tio Hugo. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está executando juntamente com a EMATER o programa estadual de Irrigação. O programa consiste na liberação de financiamentos para produtores rurais que possuem interesse em implantar um sistema de irrigação completo, com açudes para armazenamento de água, nas suas propriedades. De acordo com o Secretário de Agricultura de Tio Hugo, Delcio Wiedthauper, os financiamentos oferecidos para investimentos em irrigação são totalmente acessíveis, pois além do longo prazo para ser quitado, o governo do estado rebate um percentual da divida. “Atualmente o produtor possui 10 anos para pagar o crédito contratado para investir em irrigação. Além disso, cerca de 30% da dívida é rebatida pelo governo do estado, tornando assim o financiamento acessível para todos os produtores rurais interessados nesse programa”, explicou Delcio.

Três propriedades rurais de Tio Hugo já possuem o sistema de irrigação instalado e operando em sua plenitude. Outras três estão iniciando o processo de implantação do sistema, Delcio acredita que em breve essas também já estejam com a irrigação em funcionamento. “Apoiamos os produtores interessados oferecendo os implementos da patrulha agrícola da secretaria, além disso, a EMATER também oferece todo o acompanhamento técnico que o agricultor necessita. Portanto, quem tiver interesse em saber como funciona o processo desde o inicio, pode nos procurar aqui na secretaria”, finalizou o Secretário.

Irrigação:

Mesmo com o alto potencial hídrico do Rio Grande do sul, a escassez de água é uma realidade que ocorre na maioria das regiões. As deficiências hídricas acontecem principalmente nos meses de dezembro até meados de março, enquanto que os excedentes hídricos aparecem nos meses de maio a outubro. As constantes estiagens evidenciam a fragilidade do sistema de abastecimento e significam prejuízos significativos para a sociedade. Embasado nisso, são criados açudes para armazenar água, que posteriormente serão usadas na irrigação mantendo a produtividade acentuada nas propriedades, mesmo em época de estiagem.

 

Em Tio Hugo a irrigação foi instalada basicamente em áreas com pastagens, aumentando assim a produtividade da bacia leiteira e a renda de muitas famílias do município.


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00