12 de dezembro de 2013 as 11:42 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

“Higiene e qualidade do leite” foram tema de capacitação em Tio Hugo

Agricultores familiares e produtores de leite de Tio Hugo participaram na quinta feira (5) de dezembro, de uma capacitação que tinha como tema “higiene e qualidade do leite”. A iniciativa faz parte das ações do Programa Leite Gaúcho – promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e executado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura  e Coprolat – Cooperativa dos Produtores de Leite de Tio Hugo. A capacitação que foi ministrada pelo Técnico da Emater/RS-Ascar, Moacir Curzel, ocorreu na Comunidade de Linha Salete, no interior do município, na ocasião foram abordados temas como manejo da ordenha, importância da higiene na ordenha, limpeza de ordenhadeira e a Instrução Normativa nº 62 – que tem como objetivo fixar a identidade e qualidade do leite e derivados produzidos nas propriedades rurais e indústrias.

Após a palestra, os participantes visitaram a propriedade do produtor rural Leandro Woll. No local, foi destacada a importância da higiene nas propriedades, também foram apontadas as ações que podem ser realizadas para melhorar a qualidade da ordenha. Segundo Carlos André Groth, Chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Tio Hugo, o Programa Leite Gaúcho foi criado devido a grande expressão da atividade leiteira no Rio Grande do Sul. “O Estado é o segundo maior produtor de leite do país, e esse programa tem como objetivo aumentar a produção e a qualidade do produto, voltado basicamente para a agricultura familiar, visando um aumento da renda, além de garantir à população um alimento seguro e saudável” enfatizou Carlos.