A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
10 de dezembro de 2013 as 09:53 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Culturas de inverno batem recorde de produtividade em Tio Hugo

 

A produção agrícola se destacou este ano em Tio Hugo. A safra de soja/2013 bateu recordes, chegando a marca de produtividade de 55 sacas por hectare. Entretanto, o recorde de produção não se limitou somente as culturas de verão. A safra de trigo também alcançou números expressivos neste ano. De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, Delcio Wiedthauper, cerca de 850 hectares de trigo foram plantados no inverno, onde a produção deste cereal alcançou a média de 52 s/ha.

Delcio lembra que o clima foi um fator fundamental para que o município registrasse esse aumento significativo na produtividade. “O regime de chuvas foi algo que contribuiu e muito para que Tio Hugo atingisse uma produção de grãos e cereais jamais vista. Além disso, cuidados específicos como tratamentos e controle de pragas fizeram a diferença no desenvolvimento dessas culturas”, explicou o secretário.

O rendimento da cevada também bateu recorde. 250 hectares foram plantados em Tio Hugo, e a média de produtividade assim como do trigo, alcançou o índice de 52 sacas por hectares. Além dessas culturas, as pastagens do município registraram pleno desenvolvimento. “Todas as culturas sejam elas de inverno ou de verão, obtiveram resultados satisfatórios. A alta de produtividade também refletiu na produção de leite, visto que as freqüentes chuvas aliadas ao programa de correção dos solos que executamos em nosso município, ajudaram a aumentar a produtividade dos solos em muitas propriedades”, disse Delcio.

Safra 2014

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, se diz esperançoso para a safra da soja do próximo ano. Segundo ele, cerca de 7.200 hectares desta cultura serão plantados no município. “O período do plantio de soja já está chegando ao fim. Muitos produtores já o finalizaram, restando agora poucos hectares para serem plantados. A nossa expectativa é boa sobre a próxima safra, até por que os prognósticos nos demonstram um bom regime de chuvas para os primeiros meses de 2014”, salientou.

 

Delcio também afirma que a Secretaria está à disposição de todos os produtores do município, bem como a Emater, oferecendo suporte e informações para quem precisa de assistência na sua propriedade. 


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00