26 de novembro de 2013 as 12:08 / Geral, Governo Municipal

Municípios do Alto da Serra do Botucaraí aderem ao RS Transparente

O secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, recebeu na terça-feira (19), o presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi) e prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Muller, para a assinatura do termo de adesão aos programas RS Transparente e Brasil Transparente. A associação é a primeira a integrar o programa estadual, que é coordenado pela Casa Civil.

\\\”É muito importante que os municípios estabeleçam ferramentas ligadas à transparência da gestão pública, pois o cidadão bem informado tem melhores condições de conhecer e acessar outros direitos essenciais, como saúde, educação e benefícios sociais\\\”, declarou Pestana.

O RS Transparente vai auxiliar os municípios gaúchos na implementação da Lei de Acesso à Informação. O Governo disponibilizará de forma gratuita, aos municípios, as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Estado e oferecerá cursos de capacitação técnica aos gestores da Lei de Acesso à Informação.

A Amasbi é composta pelos municípios de Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Ernestina, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade e Tio Hugo.

Participaram também da reunião a subchefe de Ética da Casa Civil, Juliana Foernges, o prefeito de Barros Cassal, Jarbas Cagliero, e o assessor da Amasbi, Jaime Gonçalves da Silva.