05 de novembro de 2013 as 11:22 / Geral, Obras

Programa de recuperação de estradas vicinais é lançado em Ernestina

Na manhã da última terça feira, 29 de outubro foi lançado oficialmente na cidade de Ernestina o Programa Estradas do Desenvolvimento. Participaram do evento o governador do Estado, Tarso Genro, o Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), Luiz Carlos Busato, o Secretario de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, além do Secretario do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, prefeitos dos municípios que constituem a AMASBI, dentre outras autoridades do âmbito regional e estadual.

O Programa Estradas do Desenvolvimento possui como objetivo recuperar e reparar estradas vicinais sem pavimentação em diversos municípios do Estado. Na ocasião, foi assinado o termo firmado junto a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, que consiste na cedência de uma patrulha de máquinas constituída por patrolas, retro escavadeiras e caminhões caçamba aos municípios que terão direito a cerca de 600 horas/máquina.

O prefeito de Tio Hugo e presidente da AMASBI, Verno Aldair Müller, afirma que este programa será importante para o desenvolvimento de todos os municípios, visto que a atividade agrícola e pecuária na região é intensa. “Lutamos muito pela execução deste programa que atende 19 municípios da região. Nos reunimos diversas vezes em Porto Alegre, provocando o governador e secretários, para realizarmos este programa. E é muito satisfatório para nós gestores ver que o nosso esforço valeu a pena”, declarou Verno.

O Secretário de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, salientou que as máquinas já estão a disposição dos municípios, e que os trabalhos já podem ser iniciados. “Sabemos que os prefeitos já se reuniram para definir um plano de trabalho, que será seguido conforme a necessidade de cada município. Essa é uma resposta imediata do governo para atender à demanda apresentada pelos prefeitos dessa região”, salientou Busato.

Duplicação da BR-386

Durante o seu discurso no evento, Verno Müller falou também da duplicação da BR-386, visto que na próxima sexta feira, o DNIT assinará em Porto Alegre o contrato referente a execução do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA, que será executado pela empresa STR Engenharia, da cidade de Canoas. “A luta continua. Mais um passo está sendo dado para a duplicação desta rodovia que é uma das mais importantes do nosso Estado. Cerca de 48% dos  municípios do Rio Grande do Sul, possuem ligação direta e indireta com a BR-386, por isso que esta obra de duplicação é extremamente importante para o desenvolvimento e escoamento da produção do estado”, finalizou o prefeito de Tio Hugo.