24 de outubro de 2013 as 08:13 / Geral, Governo Municipal

Aprovada criação de unidade da Uergs em Soledade

Prefeitos e lideranças dos municípios do Alto da Serra do Botucaraí, juntamente com alunos e professores comemoraram a aprovação para a criação da unidade de ensino da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em Soledade. A decisão do Conselho Superior Universitário da instituição ocorreu no início da tarde de sexta-feira (18), durante reunião ordinária na capital. A aprovação atende demanda histórica dos 16 municípios integrantes do Corede da região Alto da Serra do Botucaraí.

A região possui 50 escolas estaduais e 140 mil habitantes, e é o único Corede do Estado que não possui universidade pública.

O líder da bancada do PT, Edegar Pretto, ressaltou que o governo do Estado teve o mesmo entendimento e foi sensível ao enviar ao Conselho Superior uma mensagem pedindo a aprovação da criação de uma unidade em Soledade. “Um claro compromisso do governo Tarso Genro pelo fortalecimento da Uergs como instituição referência no estado”, ainda frisou.

O prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo, que liderou a comitiva em Porto Alegre, diz que ainda não há definição de cursos. “O pedido preferencial é nas áreas de Metalmecânica, Pedagogia e Gestão Ambiental”, disse.

A partir da aprovação do Conselho Superior Universitário, o pedido será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação para apreciação, credenciamento e autorização do funcionamento dos cursos. Atualmente, a Uergs atende 2,6 mil alunos em 23 municípios gaúchos.