11 de setembro de 2013 as 12:02 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Meio Ambiente: Transforme lixo orgânico em adubo

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, está realizando um trabalho de conscientização nas comunidades do interior do município, instruindo a população de como manejar o lixo orgânico produzido nas residências, da maneira correta.  O lixo orgânico causa um forte odor, além disso, chama a atenção de animais e insetos, que procuram alimento e se proliferam nos resíduos em decomposição.

O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Osvaldo Santos Lima, fornece todas as dicas para produtores, de como aproveitar o lixo orgânico da melhor maneira possível. Osvaldo lembra que graças a um processo chamado “Compostagem”, os restos de comida, cascas de frutas, papéis muito úmidos, grama, restos de folhagens, pó de café e estrume de animais domésticos, podem virar adubo. “O mais importante é que os moradores da área rural sejam colaborativos, só um pouquinho de boa vontade, e o lixo produzido na sua residência nunca mais ficará com mau cheiro, além disso, não será preciso gastar dinheiro comprando adubos artificiais, visto que o adubo produzido através da compostagem com lixo orgânico, é um dos melhores que temos a disposição”, declarou o agrônomo.

Esse processo de reciclagem de materiais orgânicos permite que os moradores da área rural tenham em casa um pequeno espaço de terra, e até mesmo, os que moram na cidade, e que possuem um pequeno reservado, no seu pátio, para esse cuidado, podem executar este trabalho. “Além de ajudar a salvar a natureza, evitando que esse lixo seja eliminado de maneira imprópria, proliferando doenças, podemos ter adubo de ótima qualidade, sem muito esforço e custo. Esse adubo servirá para as suas plantas em casa, suas flores, folhagens e mini-hortas”, finalizou Osvaldo.

Os interessados em ter na sua propriedade um local para compostagem podem entrar em contato com o engenheiro agrônomo Osvaldo, que dará todas as dicas, e as instruções para o melhor aproveitamento do lixo orgânico.  Fone para contato 3338-9313