10 de setembro de 2013 as 09:54 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Campanha de vacinação de combate a Brucelose em bovinos

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo está promovendo a campanha de vacinação contra Brucelose. Esta campanha é inédita no município, e busca alertar os produtores rurais sobre os sérios danos que essa doença pode causar. Os produtores devem procurar a Secretaria de Agricultura para solicitar a vacinação, o procedimento é feito in loco, sob a supervisão do veterinário capacitado para executar o trabalho.

A brucelose é uma zoonose, ou seja, passível de ser transmitida para o homem, com graves consequências para a saúde humana. O impacto da doença interfere também na pecuária leiteira e sua gravidade pode até mesmo eliminar todo o rebanho existente em uma propriedade. De acordo com o servidor da secretaria, Osvaldo dos Santos Lima, a brucelose interrompe o ciclo de produção de leite e o aproveitamento do animal é prejudicado. A doença causa aborto no sétimo mês de gestação e pode ainda desencadear retenção de placenta e infecção no útero, além de contaminar o rebanho todo sem que o produtor perceba. “A brucelose contamina exatamente o que a pecuária de leite explora que é a reprodução e lactação do animal. Além disso, a legislação exige que todos os animais doentes sejam sacrificados, podendo acabar com toda a produção. A brucelose não tem cura e a única forma de evitar a contaminação é a vacina”, explicou.

A vacinação dos rebanhos é uma exigência nacional a todos os criadores de gado bovino e fiscalizada pela Defesa Sanitária Animal. O órgão pode multar o proprietário que não cumprir o procedimento. Deverão ser vacinadas bezerras de três a oito meses de idade. Osvaldo lembra que o grande diferencial desta campanha está em resolver o gargalo do processo: “A vacina contra brucelose só pode ser feita por médico veterinário, o que causa certo transtorno para o produtor. A Secretaria de agricultura e Meio ambiente disponibiliza o profissional, que vai até a propriedade, para resolver este problema. Por meio da vacinação, podemos erradicar a brucelose em Tio Hugo, garantindo a sanidade dos rebanhos, a segurança alimentar de toda a população. O comprometimento de todos é importante para alcançar este objetivo”, finalizou.

Para maiores informações os agricultores devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, informações pelo telefone 3338-9313 .