19 de agosto de 2013 as 15:31 / Geral

Consulta Popular: Tio Hugo atinge recorde de participação dos eleitores

A votação da Participação Popular e Cidadão, Ciclo Orçamentário 2014, foi realizada nos dias 6 e 7 de agosto. Durante os dois dias de votação, 821 eleitores de Tio Hugo participaram, atingindo a marca de pouco mais de 36% do número total de votantes do município. Número recorde, visto que no ano de 2012 cerca de 23% dos eleitores tiohuguenses votaram na Consulta Popular.

Dentre as 15 demandas na área temática que foram para a cédula de votação, as mais votadas foram; A de número 2; Desenvolvimento Econômico fomento à formação e fixação de recursos humanos, apoio Polo Tecnológico: Projeto fruticultura (equipamentos). As de número 3 e 5 ambas de desenvolvimento rural, apoio a produtores de leite, pomares, fabricação de sucos, programa de correção de solo e formação de pastagens, agroindústria família, e a demanda número 13, que era voltada pra área da segurança pública, nos municípios de Espumoso, Jacuízinho, Soledade, Barros Cassal, Fontoura Xavier e Gramado Xavier.

Nas prioridades estratégicas regionais, dente as 5 opções contidas na cédula, duas seriam eleitas para receber os recursos no próximo ano.       O número 21 foi a mais votada, visto que era volvido para a área da educação, Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão, ou seja, a construção da UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em Soledade. A segunda mais votada foi a demanda número 22, voltada para o fortalecimento da infraestrutura do SUS no estado – Construção e ampliação do Pronto Socorro de Espumoso.

A prioridade estratégica de número 23 que era voltada pra área da segurança, e que previa a construção e reforma de prédios de segurança pública em Tio Hugo, ou seja, a construção de uma sede própria para a Brigada Militar, além da instalação de um pelotão da polícia na cidade, teve 4273 votos. De acordo com o Secretário de Administração Planejamento e Finanças, Nelson Dapper, esta prioridade estratégica regional é importante, mesmo não ficando entre as duas mais votadas, ela seguirá em pauta. “Agradecemos a participação de todos na votação. Aos chefes de mesa, a comunidade, enfim, a todos que estavam envolvidos neste processo. A participação de todos foi fundamental para que pudéssemos atingir a marca de 821 votos, um recorde em Tio Hugo. Continuaremos trabalhando na Secretaria de Administração Planejamento e Finanças, para construirmos uma sede para a Brigada Militar de Tio Hugo, além disso, também buscaremos a instalação de um pelotão da polícia aqui na cidade, que beneficiará toda a região”, destacou Nelson.