01 de agosto de 2013 as 16:52 / Geral, Saúde

Audiência realizada em Tio Hugo debateu o tema saúde pública

Na manhã da quinta feira, 25 de julho, secretários municipais de saúde de diversas cidades da região do Botucaraí, participaram de uma reunião realizada na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde de Tio Hugo. Em pauta estava o assunto saúde pública. O Coordenador Regional de Saúde da 6° Coordenadoria de Passo Fundo, Luiz Fabrício Scheis, e o Coordenador adjunto, Arani de Oliveira Paiva, também participaram do encontro.

O prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, iniciou a reunião, saudando e agradecendo a participação de todos. Além dos secretários e dos representantes da Secretaria Estadual de Saúde, também participaram da reunião membros da diretoria dos hospitais, Frei Clemente de Soledade, São Sebastião de Espumoso, Roque Gonzales de Arvorezinha e do Hospital Municipal de Arvorezinha.

Na ocasião os presentes levaram em consideração algumas mudanças no sistema de saúde nos municípios da região, visto que a demanda de pacientes aumenta constantemente. Entre os diversos assuntos debatidos estavam, o pronto atendimento, urgência e emergência, e a realização de exames de baixa e média complexidade.

De acordo com o Secretário de Saúde de Tio Hugo, todos os municípios possuem um mesmo objetivo, melhorar o seu sistema de saúde, desde o atendimento médico, até a realização de exames e procedimentos cirúrgicos. O Secretário afirma que ficou combinado que os representantes dos hospitais se manifestarão junto a 6° Coordenadoria, nominando os procedimentos médicos de atendimento, cirurgias eletivas, além de especificar quais os tipos de exames que podem ser oferecidos a população. “Depois deste levantamento que os hospitais irão repassar a Coordenadoria de Saúde, será elaborado o contrato que os hospitais celebrarão com a Secretaria Estadual de Saúde, que prevê a realização de serviços como cirurgias, exames e outros procedimentos médicos.”, disse.