16 de julho de 2013 as 11:43 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Audiência pública definiu demandas para a votação da Consulta Popular

Na sexta-feira, 05/07, foi realizada no Campus da UPF Soledade, a Assembleia Regional ampliada do processo de participação popular e cidadã. Os 16 municípios que fazem parte do Corede Botucaraí participaram da reunião. Conselheiros do Corede e os delegados eleitos nas assembleias públicas municipais definiram os projetos que farão parte da cédula de votação da Consulta Popular, que acontecerá nos dias 06 e 07 de agosto.

A audiência pública foi coordenada pelo presidente do Corede Botucaraí, Idioney Vieira, e contou com a participação do coordenador da Seplag – Secretaria de Planejamento, Renê Cecconello. O debate envolveu diversas esferas, tais como demandas estratégicas, regionais e locais. Nas estratégicas as demandas escolhidas foram: Educação Superior – UERGS; Saúde – construção do pronto socorro de Espumoso – Aquisição de equipamentos para hospitais; Segurança – construção e reforma de prédios; Desenvolvimento Rural – apoio ao desenvolvimento do leite, formação de pastagens, fruticultura, e regularização fundiária.

Na sequência foram definidas as demandas regionais: Cidadania, Justiça e Direitos Humanos; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Rural e Turismo, Esporte e Lazer. Estas demandas farão parte da cédula de votação.

Aproximadamente 3 milhões de reais, serão divididos aos municípios do Corede Botucaraí, seguindo critérios de divisão, alterados e aprovados durante a assembleia, que ficou definido assim: 50% Municípios; 15% Desenvolvimento Regional e 35% Áreas de Governo (saúde, educação e segurança).

De acordo com o Secretário de Administração Planejamento e Finanças de Tio Hugo, Nelson Dapper, Tio Hugo foi contemplado no ano passado com um bônus de 100 mil reais, pois foi o município que teve a maior participação popular, em proporção ao número de eleitores da cidade. “Tivemos ano passado uma participação maciça dos nossos eleitores. Esperamos que neste ano, todos participem mais uma vez. Pois estes recursos são fundamentais na melhoria dos serviços públicos.” Finalizou Nelson

A votação da consulta popular acontece nos dias 6 e 7 de agosto. No dia 6 pela internet. E no dia 7 em urnas, espalhadas por todo o município.