20 de maio de 2013 as 11:03 / Geral, Governo Municipal

Reunião com secretariado avalia primeiros meses de gestão

Em reunião realizada na sexta feira (03/05), os secretários municipais foram instados pelo Prefeito Verno Müller a apresentar um relato das atividades e ações de cada secretaria. Segundo o Prefeito, muitas ações dependem de atividades burocráticas (aquelas que não publicamos no dia-a-dia), mas sem as quais não é possível realizar nenhuma ação concreta. Ao final da reunião foi possível verificar que todas as áreas estão com muitas tarefas iniciadas, em execução ou a executar, como se vê:

Secretaria da administração e finanças:

A Secretaria de Administração e Finanças possui um trabalho burocrático de fundamental importância para o desenvolvimento do município. Entretanto, estão sob a gestão da secretaria, as áreas de habitação e de organização fundiária urbana e os projetos relacionados ao plano de urbanização. A secretaria acompanha de perto os pleitos encaminhados ao Departamento de Estradas e Rodagem (DAER), para melhorias viárias em diferentes pontos do município, que possui um tráfego de veículos intenso diariamente. Durante estes primeiros meses, foram encaminhados no DAER, projetos de ruas laterais, acessos, reforços de sinalização, segurança do trânsito entre outros. O Plano Diretor inicia sua discussão.

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente:

Esta Secretaria dispõe de diversas ações que beneficiam todos os produtores rurais de Tio Hugo. A patrulha agrícola que realiza serviços gerais, tais como plantio de pastagens no verão, ajuda os produtores a produzirem silagem, entre outros trabalhos que beneficiam diretamente o homem do campo, especialmente os da cadeia produtiva do leite. Além disso, a secretaria oferece médico veterinário, engenheiro agrônomo e outros profissionais. Também está em plena execução, o Programa de Correção de Solos, que em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado, está atendendo mais de cem (100) famílias do meio rural.

Secretaria de Assistência Social:

A Secretaria de Assistência Social realiza serviços de suma importância para as famílias mais necessitadas. Neste semestre foram oferecidos diversos cursos em parceria com o SENAC, como curso de auxiliar administrativo e auxiliar de recursos humanos. A Secretaria também desenvolve trabalhos sociais que auxiliam famílias do município. Programas como Dignificar, Projeto Raízes e Bolsa família, beneficiam mais de 200 pessoas em nosso município. A campanha do Agasalho também é uma iniciativa desta Secretaria, que busca auxiliar no desenvolvimento de pessoas, e melhorar a vida de todos. A secretaria interage com a de Administração e em breve o departamento de habitação deverá atender novas demandas.

Secretaria de Obras:

Mais de 50% das estradas vicinais do interior do município receberam manutenção e melhorias, deixando-as em bom estado de conservação. Pontes de madeiras, localizadas nas comunidades de Polígono do Erval e Posse Barão foram restauradas. A manutenção das redes de iluminação pública também foi efetuada. Limpeza de ruas, e melhorias nos passeios públicos também foram executadas, além da limpeza e embelezamento urbano em ruas, praças e jardins do município. Prestação de serviços com máquinas e equipamentos em diversas propriedades do município. Além disso, já foi finalizada a construção de rede de abastecimento de água, pavimentação de ruas e passeios públicos do Distrito Industrial, onde já se iniciaram as obra de instalação da primeira empresa que terá sua sede no Distrito Industrial de Tio Hugo, enquanto que outras já estão legalmente autorizadas, onde depende apenas destas, o início de suas instalações.

Secretaria de Desenvolvimento:

A Secretaria do Desenvolvimento é operadora do Programa de Microcrédito. Programa este que já repassou aos mini e pequenos comerciantes de Tio Hugo, nos últimos 3 meses um montante de aproximadamente 340 mil reais, totalizando mais de 1,2 milhões desde sua implantação. A secretaria tem efetuado diversas ações, de apoio a empresas locais, com recursos do municípios, especialmente com uso de máquinas públicas, redes de energia, etc…, além da ação do Primeiro Emprego, destinado a jovens trabalhadores e empresas locais que se enquadram nas normas do programa.

Secretaria de Saúde:

A Secretaria de Saúde trabalha diretamente no atendimento ao cidadão tiohuguense. A equipe de profissionais cresceu neste ano. Atualmente a equipe conta com 3 clínicos gerais, pediatra, ginecologista, nutricionista, psicóloga, além de fisioterapeutas. Foram realizadas na Unidade Básica de Saúde, melhorias estruturais, como ampliação da estrutura, troca do piso e nova pintura. A Secretaria também implantou o atendimento odontológico em turno inverso, para atender durante o fim do dia e também a noite, aqueles cidadãos que trabalham em expediente normal, e que anteriormente não poderiam ir ao dentista. Em breve, a secretaria terá mais dois novos veículos para melhoria de suas condições de trabalho e fará mais investimentos na estrutura da UBS.

Secretaria de Educação Esporte e Lazer:

A Secretaria oferece inúmeros projetos e iniciativas, para melhorar o desempenho dos alunos da rede pública municipal e estadual. Existe o acompanhamento psicológico, os alunos também recebem visitas de fonoaudióloga, nutricionista, entre outros acompanhamentos, como reuniões periódicas com pais, para melhor desenvolver a capacidade dos estudantes. Além disso, existem projetos em parceria com o SENAR-RS e SESC, que buscam auxiliar e suplementar o conhecimento e as habilidades dos alunos. A Secretaria de Educação continua apoiando os grupos culturais, como o grupo Portal e Portalzinho, além das oficinas de capoeiras a todos as crianças e adolescentes do município. Novos projetos de qualificação do processo ensino/aprendizagem foram criados e implementados.