Oficinas teatrais são oferecidas para auxiliar o desenvolvimento social de crianças e adolescentes
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, está desenvolvendo um trabalho de oficinas terapêuticas para crianças e adolescentes do município de Tio Hugo. As oficinas de teatro proporcionam aos alunos o encontro do aluno com a arte da dramaturgia, ampliando e transformando a sua criatividade, despertando o olhar crítico para diferentes perspectivas culturais. Potencializando e desenvolvendo habilidades a partir de jogos teatrais que facilitam e ajudam no aprendizado social e educacional.
O objetivo central é desenvolver ações preventivas, terapêuticas e culturais com crianças e adolescentes, na promoção e preservação da saúde tanto física quanto mental. As vagas para participantes são limitadas. Quinze vagas são destinadas para crianças e quinze vagas para adolescentes, totalizando um número de trinta participantes.
As oficinas de teatro são ministradas pelo professor Luan Henrique Fogolari, que estudou teatro na Escola Macunaíma de São Paulo – SP. As atividades estão sendo realizadas na Escola Antonio Parreiras, todas as terças-feiras, dividindo-a em dois turnos. No turno da manhã, são atendidas as crianças, e pela parte da tarde os adolescentes. A oficina teatral possui duração de três meses, visto que as primeiras oficinas foram ministradas na última semana de abril. De acordo com a psicóloga coordenadora do projeto, Rafaela Sandri, esse recurso é do governo do Estado, e tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento saudável tanto de crianças como de adolescentes.”Essa atividade faz com que essas crianças e adolescentes, criem outras perspectivas, abrindo a sua mente, os tornando mais sociáveis. Desenvolvemos potenciais durante toda vida, e o teatro proporciona a descoberta e desenvolvimento de potencialidades, que muitas vezes estão escondidas dentro de nós mesmos”. Concluiu Rafaela.