Programa Estadual de Correção do Solo: Calcário deve começar a ser espalhado nos próximos dias
Os produtores rurais que realizaram o cadastro no Programa Estadual de Correção do Solo em 2012, e que já tiveram o solo da sua propriedade analisado, já podem agendar o espalhamento do calcário. Segundo o Secretário da Agricultura, Delcio Wiedthauper, os tratores da patrulha agrícola do município, espalharão o calcário para os produtores beneficiados com menos de 8 toneladas.
Ainda segundo Delcio, a intenção é espalhar todo o calcário antes do mês de junho. Pois com o inverno o solo fica mais seco, e a ação dos minerais acabam não surtindo o mesmo efeito. “Pedimos para que os produtores inscritos no programa, compareçam na secretária para agendarmos o espalhamento do calcário. Enquanto mais cedo o calcário for espalhado, melhor. Pois essa época do ano o tempo é mais úmido, e o frio pode atrapalhar a ação do produto” Frisou o secretário.
A intenção do programa é aumentar a fertilidade do solo, corrigindo suas deficiências. Em Tio Hugo, serão corrigidos 560 hectares. Cerca de 156 produtores serão beneficiados. O município entrou com a contrapartida de R$ 75,00 por tonelada, e os produtores inscritos pagarão R$ 30,00 por tonelada. O município de Tio Hugo será contemplado com 1500 toneladas de calcário.