06 de maio de 2013 as 10:07 / Gabinete, Geral

Presidente da AMASBI participou da Interiorização da FAMURS

Verno Muller participou da solenidade de abertura do segundo encontro do programa de interiorização da FAMURS que aconteceu em Passo Fundo, na última sexta-feira.

Verno Muller participou, na última sexta-feira (26/4), em Passo Fundo, capital do planalto médio, do segundo encontro do programa de Interiorização 2013 da Famurs.  Representantes e gestores das regiões da AMASBI, AMAJA, AMPLA e AMVAT participaram do encontro que aconteceu no auditório da Biblioteca Central UPF.

Conduzidos pelo presidente Ary Vanazzi, técnicos da Famurs, ministraram diversos painéis e falaram assuntos relevantes aos municípios como a lei de acesso à informação, diário oficial dos municípios, o plano de saneamento básico, além de apresentações das áreas técnicas e debates nos setores jurídico, ambiental, saúde, assistência, agricultura, educação, cultura, turismo e desporto, segurança pública, mobilidade e trânsito. Todos eles assuntos de interesse público, e além de encaminhamentos, dificuldades dos municípios também puderam ser detalhadas e dúvidas sanadas diretamente com a assessoria técnica da entidade.

De acordo com o presidente Ary Vanazzi, o objetivo da Interiorização é ampliar o conhecimento técnico dos gestores, aproximar a Federação das administrações e estimular a participação das prefeituras nos temas relacionados ao municipalismo. “Também temos o propósito de conhecer melhor as demandas dos municípios. É uma oportunidade de ouvirmos aquilo que os prefeitos têm a dizer”, acrescentou o presidente.

Prioridade para região da AMASBI – A extensão da ferrovia Norte-Sul pelo Estado é considerada pelos prefeitos da região a principal alternativa para garantir a competitividade do escoamento da produção de grãos. Entre outras reivindicações, os gestores municipais também cobram a duplicação da BR-386.

Presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (AMASBI) e prefeito de Tio Hugo, Verno Muller, reforça a importância de a ferrovia atravessar os municípios do Planalto pelo traçado ser mais curto. Muller acrescenta que as cidades da região precisam conscientizar o governo federal da necessidade de instalar uma universidade. “Somente através da educação de ensino superior será possível ter, em médio prazo, uma situação melhor de desenvolvimento humano”, concluiu o presidente.