01 de abril de 2013 as 15:58 / Gabinete, Geral

FERROSUL na pauta de debates na reunião da AMASBI em Soledade

Em uma extensa reunião e com diversos assuntos em pauta, os prefeitos dos municípios da AMASBI estiveram reunidos em Soledade na tarde desta quarta-feira (27/03). O encontro realizado no Salão Azul da Prefeitura Municipal de Soledade fez parte da programação alusiva aos 138 anos do município.

FERROSUL

Buscando aprofundar os debates e consolidar um posicionamento regional para que o traçado da ferrovia possa passar por alguns municípios do Alto da Serra do Botucaraí, e da região central do estado, estiveram na reunião representantes de diversos municípios do Estado, especialmente uma comitiva composta pelo prefeito, secretários e vereadores do município de Cachoeira do Sul, onde apresentaram aos prefeitos da AMASBI as tratativas definidas até o momento para que o traçado possa entrar no estado por Erechim e após passando por Passo Fundo, Soledade, Santa Cruz do Sul Cachoeira do Sul, Pelotas até chegar ao município de Rio Grande. Neiron Viegas, Prefeito de Cachoeira do Sul, destacou que é de extrema importância a união dos municípios que pleiteiam o trecho da ferrovia, pois além dos estudos técnicos, que estão sendo realizada pela estatal VALEC, a mobilização política será decisiva para que a ferrovia possa passar pela região. Pois além de Soledade e Cachoeira do Sul a ferrovia estará contemplando vários pequenos municípios tanto da região do Alto da Serra do Botucaraí, como da região central do Estado.

Após uma série de discussões, ficou definido que será formada uma comissão técnica, que terá como objetivo fazer o levantamento de dados que comprovem a viabilidade da região ser contemplada com um trecho da ferrovia, e uma comissão paralela, que será responsável pela mobilização política, a primeira atividade desta segunda comissão, será já na próxima semana, onde será realizada uma reunião  com  o presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística) estatal responsável pelas definições referentes ao traçado da rodovia. Nesta reunião já agendada na capital federal, os representantes da AMASBI defenderão o posicionamento da região frente à este assunto. Neste contexto já está agendada uma audiência púbica na assembleia legislativa, em abril, onde todos os prefeitos da AMASBI deverão estar presentes para consolidar o posicionamento regional.

PAUTAS REGIONAIS

Além da FERROSUL, na reunião da AMASBI ainda foram discutidos diversos outros assunto de interesse dos municípios do Botucaraí, entre eles a questão da lei de adequação das micro e pequenas empresas, este assunto foi explanado pela gerente regional do SEBRAE planalto, que parabenizou os municípios pelo empenho em fazer esta lei ser implantada e evidente funcionar. Maria ainda apresentou o “guia do prefeito empreendedor” aos prefeitos e colocou os serviços do SEBRAE a disposição de todos os municípios.

Finalizando o encontro o presidente, Verno Muller, destacou a importância da participação dos prefeitos nestes importantes debates regionais, fez alguns comunicados e convites, especialmente para a próxima reunião da entidade, a se realizar em Espumoso no dia 19 de abril. Na oportunidade será realizado um encontro conjunto entre AMASBI, AMAJA E COMAJA, com representantes da Secretaria Estadual da Saúde para a explanação e debate sobre demandas regionais na área da saúde com os municípios do Alto da Serra do Botucaraí.

“Após esta extensa reunião, só temos a comemorar, pois fizemos importantes encaminhamentos e tenho plena convicção de que nossos debates e decisões estão a cada dia dando o rumo do desenvolvimento que nossa região tanto almeja” finalizou o presidente Verno Muller.