28 de fevereiro de 2013 as 08:09 / Gabinete, Geral

AMASBI promove reunião para discussão de assuntos de interesse regional

Prefeitos dos municípios pertencentes a AMASBI, estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (22/02) no  campus de Soledade da Universidade de Passo Fundo (UPF) para uma reunião ordinária da Associação dos municípios do Alto da Serra do Botucaraí. A pauta principal da reunião foi à agricultura familiar. Representantes da Emater/RS-Ascar e da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) debateram e apresentaram ações nesta área aos gestores presentes.

Sob a presidência do Prefeito de Tio Hugo, Verno Muller, também participam da reunião os prefeitos dos municípios pertencentes a AMASBI, também  diretor do campus de Soledade da UPF e diretor do Corede Botucaraí, Idioney Oliveira Vieira,  o coordenador da 9ª Região Funcional do Corede,  Renne Cecconello,  e demais autoridades locais e regionais. Segundo o presidente da AMASBI o objetivo da reunião foi debater as demandas da agricultura familiar nos municípios, já que a economia da região do Botucaraí é alicerçada neste setor que é de grande importância para a economia regional. “Este debate serve como ponto inicial para que cada município possa se inteirar das diversas atividades que a Emater/RS-Ascar pode nos auxiliar. Precisamos que agora, após a instalação do escritório regional, esta entidade possa contribuir diretamente para o crescimento de nossa região” pontua.

Esteve presente na reunião, o diretor do Departamento de Agricultura Familiar da SDR, José Adelmar Batista, que palestrou sobre o Programa Leite Gaúcho, promovido pela SDR e executado pela Emater/RS-Ascar. O programa tem como objetivo aumentar a quantidade e melhorar a qualidade do leite produzido nas propriedades rurais, aumentando a renda dos agricultores de base familiar, através da capacitação, assistência técnica, monitoramento da produção e acesso a crédito subsidiado. Todos os gestores presentes mostraram satisfeitos com as ações que são desenvolvidas através deste programa.

Já, José Cláudio Secchi Motta, gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, e o gerente adjunto, Clari Pierezan Pereira, também estavam presentes no evento e repassaram às autoridades as principais linhas de ação que serão trabalhadas pelo escritório regional da Emater/Ascar de Soledade, que abrange 16 municípios da região do Alto da Serra do Botucaraí.

PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

Ainda no encontro, esteve presente o diretor geral da CDP (Consultoria em Direito Público), Gladimir Chiele, que apresentou aos prefeitos um detalhamento dos serviços prestados pela empresa.

O foco principal da explanação foi à situação referente a ações na área de combate/ e prevenção de incêndios em prédios públicos, privados e salões comunitários. Após a Tragédia em Santa Maria, a empresa elaborou um plano de trabalho para auxiliar os municípios na criação e execução de ações concretas que possibilitem a plena regularização destes locais. Segundo Gladimir, o projeto já tem apoio da Assembleia Legislativa e também do Ministério Público. “Estamos ofertando esta possibilidade para que os municípios possam consolidar planos de prevenção e também executar ações que possibilitem a adequação não só dos prédios públicos, mas também de locais comunitários e privados, pois ações como estas dependem de ação direta do poder público” afirma Gladimir.

Referente a este assunto, uma reunião de trabalho está marcada para a próxima quarta-feira, na capital, onde será feita a analise técnica para a aplicação deste projeto nos municípios pertencentes à AMASBI. Segundo o presidente, a articulação desta ação através da AMASBI é necessária devido a sua complexidade e ao mesmo tempo facilita o trabalho, pois as ações serão tomadas em contexto regional.

PRÓXIMA REUNIÃO

A próxima reunião da entidade está marcada para o dia 27 de março, em Ibirapuitã, a partir das 14h. No encontro a pauta principal será a área a saúde, segundo o presidente, estará presente o secretário estadual de saúde, Ciro Simoni, e será de grande importância a participação dos prefeitos e gestores de saúde de cada município, para que possam agregar informações acerca dos projetos e programas da secretaria para os municípios.  Verno Muller destaca que uma das metas de sua gestão é possibilitar esta dialogo com os órgãos de governo, buscado facilitar o acesso dos municípios nos programas estaduais e federais, e assim alavancar o desenvolvimento do Alto da Serra do Botucaraí.