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UFSM/RS – Sociologia

UFSM/RS – Sociologia

É importante destacar que a Sociologia está circunscrita à grande área das Ciências Sociais, que na tradição do Ensino Superior Brasileiro, envolve prioritariamente três grandes áreas do conhecimento científico: a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Embora constituam campos teórico-metodológicos relativamente autônomos, estas três áreas de conhecimento têm como objetivo geral descrever, diagnosticar, interpretar e/ou explicar as Relações Sociais, Culturais e Políticas. Assim, os objetivos mais gerais de referência para a constituição de uma licenciatura em Sociologia têm seu ponto de amarração no campo amplo das ciências sociais.

Quanto aos objetivos voltados à formação de licenciados em Sociologia, vale sublinhar:

  • Dotar os acadêmicos das competências pedagógicas necessárias à consecução de um estudante do Ensino Médio pleno no exercício da cidadania (conforme Parecer 038/2006/CNE);
  • Fazer que os acadêmicos venham a dominar os recursos didáticos exigidos à perfeita transmissão de conhecimentos da Sociologia e, por implicação, das ciências sociais, servindo como interlocutor competente na formação de alunos críticos e autônomos no exercício da análise dos grandes, pequenos e cotidianos dilemas e problemas da vida social;
  • Fazer que o acadêmico, para além das competências estritamente didáticas, possa reunir as qualidades ótimas para o desempenho do papel de gestor nas relações burocrático-legais e de poder no contexto escolar, entendendo-se a gestão escolar como gestão de processos educativos que abrangem a todas as atividades e objetivos;

Com o presente curso (Licenciatura em Sociologia à Distância) reconhece-se a importância da formação pedagógica para que o profissional que atua nas escolas da região e que se vêem diante do desafio de atender a uma demanda objetiva, ao mesmo tempo em que tem dificuldades para abdicarem de suas responsabilidades e rotinas nas cidades-pólo para obterem formação geral (Ciências Sociais) e específica (sociologia) de maneira a enfrentar os novos desafios. Dessa maneira, a proposta de licenciatura em sociologia à distância da UFSM pretende dotar os profissionais e público em geral a ser selecionado, de uma visão ampla da ciência da sociologia e dos processos educativos, além dos comprometimentos éticos pertinentes para que o professor de sociologia desempenhe um papel no desenvolvimento social-educativo da instituição escolar em todos os seus segmentos – da sala de aula à gestão escolar.

A proposta curricular desta turma de Licenciatura em Sociologia à Distância possui uma carga horária total de 3.100 horas. De um ponto de vista da área de conhecimento estritamente, o curso baseia-se nas novas diretrizes curriculares para as Ciências Sociais submetido às resoluções Político-Pedagógicas da UFSM e às do Conselho Nacional de Educação/MEC. O Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais (Bacharelado) da UFSM em vigor já estrutura-se de maneira a dotar o acadêmico das ferramentas teóricas e metodológicas requeridas às análises dos fenômenos e das transformações sociais, culturais e políticas. A excelência do curso é a garantia objetiva para a consecução de um licenciado em Sociologia com o nível de competência esperado para o desempenho docente no ensino médio.

Perfil do Licenciado

O profissional licenciado em sociologia deve apresentar as competências para atuar na docência segundo os comprometimentos com uma ética da ciência e com os princípios humanísticos necessários a constituição de uma sociedade democrática e sustentável.

Sobre as competências e habilidades, destaque-se:

  • O exercício profissional do ensino de sociologia no Ensino Médio;
  • Buscar diligentemente a formação dos jovens do Ensino Médio com capacidade analítica e autonomia intelectual para pensar a si, sua comunidade e seu mundo, bem como atuar de maneira cooperativa e democrática;
  • Manusear os conteúdos teóricos e metodológicos da sociologia bem como os recursos pedagógicos aplicativos ao ensino de sociologia;
  • Lidar com os desafios cotidianos do aprendizado no contexto da escola, de forma criativa e sempre voltada ao objetivo maior que é o da formação dos alunos do ensino médio.
  • Refletir sobre sua prática pedagógica em Sociologia, gerando pesquisas a partir de sua atuação docente nas escolas de ensino médio.

Áreas de Atuação:

  • Docência em Sociologia e em Sociologia da Educação;
  • Docência em Antropologia e Ciência Política;
  • Docência em áreas afins – Antropologia da Educação, Políticas Públicas de Educação.

Esferas Institucionais de atuação:

  • Escolas de Ensino Médio e Ensino Fundamental.
  • Centros de Ensino Supletivo; Pré-vestibular, Universidades, Escolas Técnicas-Pós-Médio;
  • Empresas e entidades públicas e privadas que atuam no campo da formação profissional e agregam em seus cursos módulos de ensino como Cidadania, Cidadania e Cultura, Trabalho e Cidadania.
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