A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site

UFSC/SC – Ciências Contábeis

Ciências Contábeis

O Curso de Ciências Contábeis da UFSC vem formando bacharéis desde 1966. Naquele ano, a primeira turma de contadores catarinenses de nível superior obteve habilitação e passou ao exercício profissional junto a indústrias, comércio e outros estabelecimentos públicos e privados.

O Curso é referência regional. Distingue-se por seu nível de comprometimento com a sociedade e pela qualidade dos egressos, tanto no âmbito do exercício da cidadania quanto no atendimento das necessidades de entidades empresariais, públicas estatais e do terceiro setor vinculadas ao conhecimento contábil.

Durante a última década, o Curso foi submetido a algumas avaliações, obtendo sempre um bom desempenho no Estado de Santa Catarina (Provão do MEC, Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, Guia do Estudante, entre outros).

Além disso, há núcleos de pesquisa e extensão, e diversos grupos de pesquisa cadastrados, em atuação tanto no âmbito do Departamento de Ciências Contábeis quanto no Centro Sócio-Econômico.

O Curso à distância

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis na modalidade à distância tem o objetivo de formar Bacharéis em Ciências Contábeis, com profundo conhecimento das técnicas e práticas contábeis, capacitando-os a atuar de forma ética e socialmente responsável no processo de geração, análise e comunicação de informações contábil-gerenciais.

Os objetivos específicos do Curso de graduação em Ciências Contábeis na modalidade à distância são:

  • contribuir para o aperfeiçoamento técnico e humanístico dos profissionais da contabilidade;
  • possibilitar o acesso ao ensino superior a jovens e adultos que não possuem condições de se locomover para locais em que existe tal ensino;
  • contribuir para o desenvolvimento regional, através de trabalhos teórico-práticos a serem desenvolvidos pelos alunos (TCC – Trabalho de Conclusão de Curso);
  • incentivar a pesquisa em torno da temática da formação de profissionais à distância, a partir da experiência em desenvolvimento neste projeto.

Campo de atuação do contador

O campo de atuação do contador está cada vez mais amplo. Além das atividades tradicionais (encarregar-se da contabilidade de organizações comerciais, industriais e de serviços, de forma autônoma ou em escritórios de contabilidade, ou trabalhar no setor contábil de grandes empresas), ele é cada vez mais chamado a ser consultor de empresas, para opinar sobre a viabilidade financeira de projetos, projetar custos, etc. Além disso, o contador pode atuar como perito judicial, auditor, analista financeiro ou mesmo ocupar cargos públicos, por meio de concursos, em órgãos tais como Tribunal de Contas, Fazenda pública, prefeituras municipais, etc.

Tutor do Curso de Ciências Contábeis: Alessandro Cimarosti

Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00