A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
02 de outubro de 2018 as 16:50 / Saúde

Água Segura = Vida saudável   

 

De 30 de setembro a 07 de outubro, o Rio Grande do Sul realizará a XXV Semana Interamericana da Água e a XVIII edição da Semana Estadual da Água. A celebração da Semana da Água vem fortalecer e reafirmar, uma vez mais, um dos seus principais objetivos, que é a consciência de coletividade, a compreensão de que a responsabilidade pela solução é de todos. Por isso, a temática desta edição é “Água Segura = Vida Saudável – Reservatórios limpos, água protegida”. Esta temática contemplará ações de conscientização sobre a importância da Segurança da Água, especialmente nos cuidados de armazenamento que possam conservar e garantir sua potabilidade para o consumo humano, promovendo uma vida com mais saúde.

 

Para isso, a vigilância sanitária dá a seguinte dica: GARANTA A QUALIDADE DA ÁGUA E PREVINA-SE CONTRA DOENÇAS FAZENDO A LIMPEZA DA SUA CAIXA D’ÁGUA.

1º Passo: LIMPEZA DA CAIXA D’ÁGUA

Materiais necessários para limpeza:

Balde limpo, panos limpos, pá de plástico, esponja, vassoura, bucha ou escova (não podem ser de aço), Água sanitária 2,0% a 2,5% ou hipoclorito de sódio 2,5%.

 

Como fazer a limpeza:

  1. Usar roupas limpa, luvas e, se for necessário entrar no reservatório, usar botas de borracha (exclusivas para esse uso).
  2. Para evitar o desperdício, a lavagem deve ser programada com antecedência. Um dia antes, fechar o registro de entrada ou amarrar a bóia da caixa para impedir a entrada de água.
  3. Liberar a água da caixa ate atingir a quantidade necessária para a limpeza (aproximadamente um palmo de água). Quando a caixa estiver quase vazia, tampar a saída da água para o domicílio (boca do cano de distribuição de água) para evitar a entrada de sujeira nas tubulações.
  4. Esfregar as paredes, o fundo e as tampas do reservatório utilizando esponja, bucha, vassoura, escova macia ou panos limpos. Nunca usar escova de aço, sabão, detergente ou outros produtos de limpeza, itens que podem danificar ou deixar resíduos no reservatório e comprometer a qualidade da água.
  5. Retirar todos os resíduos do fundo do reservatório com o auxílio de pá, balde e panos limpos, deixando a caixa totalmente limpa.
  6. Enxaguar as paredes e o fundo, deixando que a água escoe ate a tubulação de saída da água e, em seguida, abrir o registro de entrada de água

 

2º Passo: DESINFECÇÃO

  1. Após a lavagem, abrir o registro de entrada de água e deixar entrar água na caixa até encher. Fechar o registro e acrescentar 1 litro de água sanitária 2,0% a 2,5% para cada 1.000 litros de água.
  2. Abrir lentamente as torneiras da residência e deixar escoar um pouco dessa água para que as canalizações sejam preenchidas com a solução clorada e para que também seja desinfetada a tubulação.
  3. Em seguida, fechar as torneiras.
  4. Aguardar por duas horas para desinfecção do reservatório e da tubulação. Logo depois, esvaziar totalmente a caixa, abrindo todas as torneiras e dando descarga nos vasos sanitários. É importante que você não desperdice essa água. Utilize-a, por exemplo, para lavagem de pisos e áreas externas.
  5. Agora que a caixa d’água está limpa, abrir o registro de entrada de água par enchê-la.
  6. Finalmente, voltar a usar normalmente a água do seu reservatório.
  7. Registrar a data em que foi realizada a limpeza e a desinfecção do reservatório e das tubulações. A anotação poderá ser feita na parede do lado de fora do reservatório.

 

ATENÇÃO! Feche bem a caixa d’água. O reservatório bem fechado diminui o risco de contaminação, além de evitar a proliferação de vetores de doenças, a exemplo do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, Chikunguya e Zica, e do oocisto do Toxoplasma gondii, causador da toxoplamose.


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00