26 de setembro de 2018 as 16:28 / Agricultura e Meio Ambiente

Estudantes da escola municipal Laurentino Machado de Tio Hugo visitam aterro sanitário em Victor Graeff

Os alunos das turmas do primeiro ao quinto ano da escola municipal Laurentino Machado de Tio Hugo visitaram o aterro sanitário da Companhia Rio-grandense de Valorização de Resíduos – CRVR – que se localiza as margens da BR-386 na comunidade de São José da Glória em Victor Graeff. A visita foi promovida através de uma parceria entre a empresa, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, a Emater e a escola Laurentino Machado. Além dos estudantes, também acompanharam a visitação algumas professoras da escola, o engenheiro agrônomo do município, Osvaldo Lima e o extensionista da Emater em Tio Hugo, Claudio Carvalho.

O aterro sanitário está instalado em uma área de aproximadamente 51 hectares e terá vida útil de 21 anos. A sua capacidade de recebimento e disposição final é de 700 toneladas de rejeitos por dia. Os estudantes conheceram a cadeia de destinação final do resíduo sólido urbano gerado nos municípios da região, e puderam aprender sobre a estrutura do aterro sanitário, impactos ambientais relacionados, tempo de vida, pós-uso do aterro e reutilização do biogás produzido pela decomposição dos resíduos. O engenheiro agrônomo Osvaldo Lima explica que esta atividade integra o projeto de Educação Ambiental que está sendo desenvolvido no município de Tio Hugo pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente; Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Emater. “A visita teve como objetivo conhecer todo o processo de destinação final do lixo, o funcionamento e gerenciamento do local, buscando informações práticas de preservação ambiental através da destinação adequada dos resíduos produzidos pelas pessoas”, frisou Osvaldo.

O grupo formado por 60 estudantes desenvolve na escola diversos trabalhos direcionados a educação ambiental, esta visita técnica demonstrou na prática algumas ações que podem ser executadas no dia a dia na separação e destinação correta do lixo. “É muito importante passar para essas crianças as atividades na prática, para que elas entendam o processo de reciclagem e a importância da separação correta de resíduos. Uma das melhores formas de passar adiante a consciência da preservação ambiental, é fazendo-a de forma efetiva”, finalizou.

No final da visitação foi plantada uma árvore no pátio da empresa CRVR, que simboliza a presença dos alunos de tio hugenses no local. As professoras e os estudantes avaliaram a experiência de forma muito positiva. Os organizadores dessa atividade diferenciada agradeceram a Companhia Rio-grandense de Valorização de Resíduos pela oportunidade e pela boa recepção. Certamente atividades como essa fazem toda a diferença no futuro e na vida dessas crianças, que estão executando na prática ações que promovem a preservação do meio ambiente.