08 de agosto de 2018 as 13:56 / Cultura e Turismo

Escolas de Tio Hugo participarão de programa promovido pelo COMAJA Rota das Terras Encantadas

Tio Hugo irá participar do programa “Viajando Pela Rota”  que contará com a adesão de escolas tio huguenses e de toda a região da Rota das Terras Encantadas. O programa está sendo desenvolvido através do COMAJA, em parceria com as Prefeituras, Secretarias de Educação, Cultura e Turismo dos municípios integrantes do consórcio.

A proposta do programa é trabalhar com estudantes do 4º ano a temática turismo, através de explanações em salas de aula e também visitações nos principais pontos e roteiros turísticos da região. Além de Tio Hugo, estão inscritos para participar do “Viajando Pela Rota”, os municípios de: Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Tapera e Victor Graeff.

Conforme a Turismóloga e Diretora de Turismo Rota das Terras, Carolina Lopes de Borba, que coordena o programa, a participação desses 13 municípios contabilizou 52 escolas, 55 turmas do 4º ano, totalizando a participação de 945 estudantes. Reuniões com os diretores e professores aconteceram em alguns destes municípios, com o objetivo de apresentar e esclarecer dúvidas a respeito do programa. Em Tio Hugo a reunião foi realizada na última semana.

No próximo passo do “Viajando Pela Rota” os estudantes vão conhecer os principais pontos e roteiros turísticos do município, e depois disso irão expressar a experiência através de um desenho nas categorias de turismo urbano, rural ou cultural. Os desenhos participarão de um concurso a nível municipal de onde sairá um finalista de cada categoria para concorrer na fase regional.

**Contribuição = Assessoria de Imprensa COMAJA – Rota das Terras Encantadas