21 de setembro de 2017 as 16:55 / A Cidade, Administração, Planejamento e Finanças

Com nove câmeras no total implantação do projeto de videomonitoramento foi finalizada em Tio Hugo

Conforme previsto no acordo inicial celebrado em 2014 foi concretizada a implantação completa do projeto de videomonitoramento em Tio Hugo. O programa executado em 29 municípios da região foi viabilizado através do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí – Comaja. Ainda em 2015 foram instaladas em Tio Hugo 4 câmeras de videomonitoramento de alta resolução, sendo uma no bairro São Cristovão na saída para a RSC-153, outra no centro na travessia da rua Rio de Janeiro para a rua Paraná na BR-386, uma no loteamento Sippel em frente ao hotel e a outra no bairro Progresso em frente as escolas Antonio Parreiras e Arlindo Kerber. Ao todo, o projeto original prevê a instalação de um total de 9 câmeras que foram instaladas nas últimas semanas, desta forma o projeto instalação dos equipamentos concluiu  a execução do videomonitoramento. Além dos locais citados acima, nessa última etapa foram instaladas novas câmeras em outros cinco pontos da área urbana:

1 – Câmera no centro na praça da Cotrijal

1- Câmera na rua Paraná em frente a Brigada Militar

1 – Câmera na rua Bahia – bairro Progresso

1 – Câmera na rua Florianópolis – bairro Rabello

1 – Câmera na saída para a RS – 223 – bairro Nossa Senhora Aparecida

O prefeito de Tio Hugo Gilso Paz explica que a instalação dos equipamentos de videomonitoramento foi iniciada em 2015 e o prazo para a finalização do projeto dividido em duas etapas será encerrado no fim deste ano. “As 9 câmeras foram instaladas, nos próximos dias serão feitos os ajustes finais para atuação plena dos equipamentos que estão ligados a central de controle localizada na sede da Brigada Militar. A partir de agora continuaremos lutando para garantir o aumento do efetivo policial no município, para que possamos ter policiais controlando a central o que garantirá mais segurança a toda a comunidade”, frisou o prefeito. O investimento total para consolidação do projeto de videomonitoramento foi de aproximadamente R$ 165 mil (cento e sessenta e cinco mil reais), sendo parte desse recurso obtido junto a comerciantes do município que foram parceiros do Poder Executivo que arcou com a maior fatia do montante.

O videomonitoramento têm como objetivo principal garantir mais segurança a comunidade através do monitoramento 24 horas por dia com câmeras de alta resolução, que conseguem identificar cidadãos mesmo a longa distância. Ao saber que está sendo vigiado o meliante pensará duas vezes antes de cometer qualquer crime, e mesmo assim se consumado, a polícia poderá identificar com rapidez o criminoso acessando o banco de imagens que facilitará também os trabalhos de investigações. Os líderes políticos de Tio Hugo continuam na luta para garantir a chegada de reforço policial no município, uma vez que será necessário um maior número de Brigadianos tendo em vista a operação do sistema de videomonitoramento. O funcionamento do sistema já traz maior segurança para a comunidade uma vez que as câmeras estão espalhadas por quase todos os bairros da cidade.