Uma comitiva tio-huguense formada pelo prefeito Gilso Paz, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Delcio Wiedthauper e pelos vereadores Alex Sandro Mendes e Abílio Kuhn participaram de uma reunião na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – DNIT em Porto Alegre. As lideranças de Tio Hugo foram recebidas pelo superintendente substituto do departamento Sr. Delmar Pellegrini Filho. A pauta da reunião foi a instalação de mecanismos de redução de velocidade na BR-386 na travessia das ruas Rio de Janeiro e Paraná no perímetro urbano do município. O prefeito Gilso Paz recorda que o DNIT instalou pardais na rodovia, no entanto, um dos equipamentos ficou próximo ao viaduto em um local que não há fluxo de pedestres e desta forma não atendeu a expectativa de todos, que buscaram através de inúmeras manifestações e projetos a instalação de redutores de velocidade em frente aos postos de combustíveis na área central da cidade.

De acordo com Gilso Paz foi solicitado ao DNIT a instalação de redutores de velocidade no KM 213 em frente aos postos de combustíveis, uma vez que esse é o ponto de maior movimento de pedestres e veículos na cidade. “Pedimos ao departamento para que instale com urgência algum equipamento nesse local, ou para que reveja a instalação daquele pardal próximo ao viaduto e que o reinstale entre os postos, pois é atualmente o maior gargalo em relação ao trânsito no perímetro urbano”, enfatizou. O superintendente substituto Delmar Pellegrini Filho irá encaminhar a solicitação das autoridades tio-huguenses com urgência para o DNIT em Brasília, portanto a partir de agora os Poderes Executivo e Legislativo de Tio Hugo aguardam um posicionamento do órgão responsável pelas rodovias federais do país.

Historicamente a travessia das ruas Rio de Janeiro e Paraná na BR-386 próximo aos postos de combustíveis é um local de muito movimento e de grande incidência de acidentes. A imprudência dos motoristas que passam pela rodovia em velocidades acima do permitido é um fator agravante e desta forma a aclamação das lideranças e comunidade tio-huguense é a instalação de redutores de velocidade neste ponto, demanda que ainda não foi atendida, mas que todos buscam a efetivação há um bom tempo.